GOTAS DE ESPERANÇA


VIDA x ECONOMIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

PASCOM MATRIZ DE SANTO ANDRÉ - SP
POR MÁRCIA MONTEIRO

Ao longo dos séculos a humanidade foi atingida por muitas situações econômicas e doenças que interferem na rotina do nosso dia a dia. Quando tudo parece estar caminhando, somos surpreendidos por algo com baixa, média ou alta interferência, como a situação em que nos encontramos neste exato momento.

A bíblia , nosso livro de cabeceira, traz várias passagens com atos humanos, catástrofes e até várias doenças que interferem diretamente na preservação da vida, na condução da economia, e que dizimaram a humanidade, como por exemplo as 10 pragas do Egito, mas como povo de Deus somos convidados também a ver como anda nossa aliança com Deus.

Uma gripe espanhola, parecida com esta atual (covid-19), dizimou milhares de vidas e afetou a economia e o dia a dia das pessoas.

Ao longo da nossa história, e nos últimos cinquenta anos, a ciência busca curas, em que poderosas vacinas (febre amarela, varíola, tuberculose, paralisia infantil...) e tantos remédios nos ajudam a melhorar e preservar a vida.

A pandemia atual desorganizou toda a forma de produção, o trabalho ficou prejudicado, diminuição da renda mensal das famílias, distanciamento social para redução do contágio.

Não podemos nem estar presentes fisicamente rezando as missas nas igrejas, tudo foi afetado, hospitais lotados, mortes e mais mortes o tempo todo e em todo lugar, notícias ruins, sem planejamento futuro, fake news, ou seja, o caos está instalado.

O que fazer? Ou o que faremos?

O governo entrou em cena na parte econômica e na da saúde, organizando ajuda e atendimento para os mais necessitados e para a economia não parar por completo no meio do caos instalado.

A humanidade teve que tomar várias atitudes emergenciais e criativas, e de mudança radical da rotina em segundos, para defender a vida ameaçada, principalmente dos idosos que estavam no grupo de maior risco, mas por outro lado, na sua infinita misericórdia, Deus nos deu o dom da ciência para homens e mulheres lutarem incansavelmente nas áreas da saúde, economia e também na segurança para amenizar o nosso sofrimento com as perdas do dia a dia.

Palavras que estavam esquecidas voltaram com força total: solidariedade, amor ao próximo, caridade, valorização da saúde, tempo para com a família, cuidar das crianças, cuidar dos doentes, ter novo olhar para com os idosos, e tempo para rezar, e rezar muito, várias vezes ao dia, e até participar das missas virtuais e comunhão espiritual.

Como dons do Espírito Santo (ciência, temor a deus, sabedoria, fortaleza, conselho, piedade, entendimento) que recebemos de graça, em forma de gotas de esperança, Deus derrama suas bençãos e nos mostra o caminho a seguir, tornando nossa caminhada fértil novamente.

Oxalá, que consigamos sair deste caos, obedecendo a Deus e trilhando no caminho da luz e cuidando melhor da geração que envelhece com dignidade, e da nova geração que chega para cuidar do futuro de todas as nações com muita paz, a paz de Deus.

Amém