DOCUMENTOS DA IGREJA

FRATELLI TUTTI

Conheça a nova encíclica do Papa Francisco

CARTA ENCÍCLICA FRATELLI TUTTI

No último dia 3 de Outubro, na véspera do dia em que a igreja celebrou a memória litúrgica de São Francisco de Assis, o 'Papa dos Pobres', Papa Francisco, fez nascer, na mesma pequenina cidade de Assis, na Itália, um novo caminho para a fraternidade cristã. No túmulo de São Francisco, o Papa assinou a Encíclica 'Fratelli tutti', ou seja, 'Todos Irmãos'. O Papa já havia escrito antes duas outras encíclicas: em 2013 escreveu 'Lumen Fidei' (A luz da Fé), na qual Francisco recolhe reflexões de Bento XVI; e em 2015 escreveu 'Laudato si' (Louvado sejas), sobre o cuidado da casa comum.

"... os processos efetivos duma paz duradoura são, antes de mais nada, transformações artesanais realizadas pelos povos, onde cada pessoa pode ser um fermento eficaz com o seu estilo de vida diária" (FT 231).

POR EDUARDO E MARILISA

Mas afinal, o que é uma encíclica ou carta encíclica?

Uma encíclica ou carta encíclica é uma carta circular escrita pelo Papa, endereçada aos Arcebispos, Bispos, Presbíteros e aos Filhos e Filhas da Igreja, os fiéis, isto é, à toda a Igreja Universal em comunhão com a Sé Apostólica; todavia o círculo pode-se alargar para compreender todo o "homem de boa vontade".

Pela sua natureza, as encíclicas estão geralmente preocupadas com assuntos que afetam o bem-estar da Igreja em geral. Condenam alguma forma predominante de erro, apontam perigos que ameaçam a fé ou a moral, exortam os fiéis à constância ou prescrevem remédios para males previstos ou já existentes. A encíclica é uma forma muito antiga de correspondência eclesiástica, dado que na Igreja nascente os bispos enviavam frequentemente cartas a outros bispos para assegurar a unidade entre a doutrina e a vida eclesial.

Voltando a falar sobre a 'Fratelli tutti', o Papa define-a como uma "Encíclica Social" que toma o seu título das "Admoestações" de São Francisco de Assis, que usava essas palavras "para se dirigir a todos os irmãos e irmãs e lhes propor uma forma de vida com sabor do Evangelho". A Encíclica tem como objetivo promover uma aspiração mundial à fraternidade e à amizade social que são os caminhos indicados pelo Pontífice para construir um mundo melhor, mais justo e pacífico, com o compromisso de todos: pessoas e instituições. Reafirmado com vigor o não à guerra e à globalização da indiferença.

No pano de fundo, há a pandemia da Covid-19 que - revela Francisco - "irrompeu de forma inesperada quando eu estava escrevendo esta carta". Mas a emergência sanitária global mostrou que "ninguém se salva sozinho" e que chegou realmente o momento de "sonhar como uma única humanidade", na qual somos "todos irmãos".

Em 8 capítulos e 287 itens, o Papa escreve sobre todos os problemas que afetam a nossa sociedade de maneira global, como pobreza, terrorismo, desigualdade de direitos, racismo, a lógica baseada no lucro que gera uma cultura de descarte, entre outros, que segundo ele necessitam de solução global. A Encíclica possui um capítulo inteiramente dedicado ao tema das migrações, com os desafios a serem superados e o que deve ser feito para que os migrantes sejam verdadeiramente acolhidos. O Santo Padre fala ainda que devemos fazer uso do perdão e que a paz é "proativa". A Encíclica se encerra com duas novas orações: a "Oração ao Criador" e a "Oração cristã ecumênica". O Pontífice destaca quais os pontos essenciais para que a fraternidade entre os povos possa, enfim, ser restaurada, segundo os valores do Santo Evangelho.

Confira na íntegra a Encíclica 'Fratelli tutti' acessando o site do Vaticano: https://www.vatican.va e junte-se ao Papa nesta cruzada pela paz, respeito e unidade.

Acolhamos este grande presente que o Papa Francisco deixa a todas as pessoas de boa vontade, comprometidas na construção de um mundo pleno de "paz e bem"!