DOCUMENTOS DA IGREJA

24/12/2020

TUDO ESTA INTERLIGADO: A máxima repetida por Francisco na encíclica  nos ajuda a compreender o conteúdo central da Laudato Si, que completou no mês de maio 5 anos de publicação.

POR HENRIQUE DEBONE

Laudato Si, em tradução livre do Italiano, significa Louvado Sejas. É uma encíclica, ou seja, uma carta circular do papa abordando algum tema da doutrina católica. Composta por 6 capítulos e 246 parágrafos, esta grande encíclica traz uma grande novidade. A Laudato Si, não é dirigida exclusivamente a nós, católicos. O Papa escreveu essa encíclica para todos, aqueles que fazem parte da Igreja e aqueles que não (pagãos, hereges, ateus e afins). Para todos que vivem, no que ele chama nessa carta de casa comum.

Como a encíclica não é dirigida somente aos seus, encontramos elementos que são bem diferentes aos que estamos acostumados a ler, pois, normalmente, as encíclicas trazem uma preocupação com a salvação das almas, sempre bem embasadas na Tradição Apostólica e na palavra de Deus. Por se tratar de um diálogo com o mundo, traz temas que podem ser entendidos pelo mundo. Com muita inteligência, o Papa fala sobre ecologia, economia, tecnologia e ciência. Regras e condutas bem práticas, para vivermos bem na terra, com uma linguagem do mundo, para o entendimento de todos.

O que não a torna menos importante que outras cartas, que são dirigidas somente a nós católicos, pois ele nos pede que tenhamos um cuidado com os pobres e um cuidado especial com a Terra. A mensagem central é para observarmos que estamos todos interligados: Criador [Deus], Criatura [Homens] e Criação [Terra].

Importante explicitar que o Papa se preocupa muito com a harmonia do amor, para que seja sempre na ordem correta. Onde amamos primeiro a Deus todo-poderoso e colocamos Nele nossa adoração: "Não podemos defender uma espiritualidade que esqueça Deus todo-poderoso e criador. Neste caso, acabaríamos por adorar outros poderes do mundo, ou colocar-nos-íamos no lugar do Senhor chegando à pretensão de espezinhar sem limites a realidade criada por Ele." (Parágrafo 75, Laudato Si).

Destacamos dois assuntos que o Papa direciona, quase que exclusivamente, a nós. Como um pai que corrige, usa duras palavras em relação àquelas pessoas que consideram o crescimento demográfico prejudicial ao meio ambiente e obstáculo ao desenvolvimento da economia. E deixa bem claro que os problemas que o mundo vem sofrendo têm raízes morais, onde nossa Santa Igreja vem ao longo dos séculos nos ensinando e educando corretamente, nos levando com todo o esforço para longe das corrupções do mundo.

Esperamos em Deus, que, através dessas iniciativas do Papa Francisco em estabelecer um diálogo com todos, as pessoas afastadas da Santa Igreja retornem e aqueles que não a conhecem se convertam.

Convidamos a todos a ler na íntegra esse riquíssimo documento social do Magistério da Igreja:

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.