MATÉRIA DE CAPA

24/12/2020

DEZEMBRO: NATAL

"Eis que chega o Natal de 2020. E tudo o que antes era intensamente vivido por todos ganha um novo olhar "

UM NATAL DIFERENTE

Se existe um período que pode ser chamado de "mágico" é o Natal.

A alegria se espalha pelo ar. As pessoas ficam mais animadas, festivas. Antigos desentendimentos desaparecem. A harmonia parece exercer um papel de destaque. As cidades se transformam: luzes enfeitam casas, prédios, ruas. O comércio investe alto em sua publicidade. E o retorno vem. Todos correm para fazer suas compras e presentear familiares e amigos mais próximos. Crianças contam os dias para a chegada do Bom Velhinho.

A euforia com o aspecto externo e material é tão grande que o grande homenageado da festa fica, muitas vezes, esquecido

PASCOM MATRIZ DE SANTO ANDRÉ - SP
POR CECÍLIA SARINHO
DE SANTO ANDRÉ - SP

Muitos preocupam-se mais em montar a árvore de Natal do que o presépio; outros, quando o fazem, parecem estar simplesmente decorando o ambiente, sem olhar para o Menino Deus que ali nascerá

O Natal veio seguindo o ritmo do que foi o ano de 2020. O que parecia inimaginável um dia acontecer vem se arrastando por 10 longos e exaustivos meses.

Eis que chega o Natal de 2020. E tudo o que antes era intensamente vivido por todos ganha um novo olhar.

Nem por isso, o Natal deixará de acontecer. Nem por isso, o aniversariante principal deixará de nascer em cada lar.

Será que não temos muito a aprender com essa pandemia? Será que Deus não está nos dando uma valiosa oportunidade de crescer na Fé? Será que não recebemos mais uma chance de olharmos o que realmente importa?

Estamos nos aproximando do triste número de duas centenas de milhares de vidas perdidas. Tantas famílias desfeitas, tendo perdido um ou mais de seus elos.

Para que esse número não cresça de forma ainda mais assustadora, somos convidados a ficar em casa, e não em restaurantes ou salões de festas. Somos convidados a nos reunirmos em família e não em grandes grupos de amigos. Somos incentivados a sair menos para as compras, trazendo para dentro de casa apenas o essencial e, dessa forma, nos preocuparmos menos com os presentes.

Mas também somos convidados à reflexão. Estamos sendo gratos a Deus por cada dia de vida que temos? Sabemos valorizar nossa vitória nessa verdadeira guerra contra o vírus? E estamos estendendo a mão ao nosso irmão necessitado?

Quanto podemos aprender! Como podemos crescer!

O Natal de 2020 ficará marcado em nossa memória. Independentemente do que aconteceu na vida de cada um de nós, sabemos o que aconteceu no mundo, sabemos que as coisas mudaram e que precisamos rever nossos valores.

Que junto com Jesus, nasçamos neste Natal: para uma vida nova, para uma vida de mais união familiar, uma vida de comunhão fraterna, uma vida repleta de amor a Deus.

Que este Natal diferente seja o grande aprendizado para fazermos a diferença em uma nova vida.

Um Santo Natal a todos, com as bênçãos do Menino Deus em cada lar e a esperança de um ano de 2021 de paz, saúde e harmonia.