PALAVRA DO PÁROCO

23/01/2021

Como são belos os pés dos mensageiros que anunciam a paz, o amor, o respeito, que conseguem viver e conviver sem ódio e rancor, que não procuram aparecer para desaparecer, mas sim ser para permanecer nEle o Nosso Senhor.

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Queridos irmãos, a semana de 18 a 25 de janeiro deste ano de 2021 é dedicada à oração pela unidade dos Cristãos, ou seja, ao Ecumenismo. O texto bíblico escolhido como fonte de reflexão, meditação e oração é João 15,1-17. Como bem sabemos, os textos joaninos possuem uma alta dimensão teológica. Por isso, podemos observar nesta perícope escrita por João uma trilogia antropológico-teológico-transcendental na qual o Evangelista salienta a relação baseada sobre o Amor entre o Pai e o Filho, e todos os discípulos do Filho. "Eu sou a verdadeira videira, e o meu Pai é o agricultor" (João 15,1). "Eu sou a "videira, vós sois os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vós não podeis fazer coisa alguma" (João 15,5). "Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor (João 15,9)

Irmãos, o Cristianismo desde as primeiras horas da sua existência foi marcado por um pluralismo de pensamentos, correntes filosóficas, teológicas e cristológicas, diferentes uns dos outros. Porém, a essência da fé que é o próprio Jesus sempre foi, é e será a razão da nossa existência como novo povo de Deus, não importa raça, cor, denominação religiosa, rito ou ritual, analfabeto ou letrado, basta permanecermos nEle para produzirmos muitos frutos. Essa permanência no Senhor realiza-se somente no Amor, novo mandamento que Ele mesmo nos deixou (Cf. João 1, 12). Nossos frutos devem ser do Amor, e não do ódio, da intolerância, do radicalismo e do falso tradicionalismo, que em vez de ajudar na civilização do amor, no afasta uns dos outros. Muitas vezes achamos que somos melhores que os outros, julgamos, apontamos nosso dedinho, enquanto nos esquecemos do conteúdo do Julgamento final (Mat 25, 1-46), não damos ouvido à parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37). Como são belos os pés dos mensageiros que anunciam a paz, o amor, o respeito, que conseguem viver e conviver sem ódio e rancor, que não procuram aparecer para desaparecer, mas sim ser para permanecer nEle o Nosso Senhor.

Enfim, é preciso ressaltar que no coração de Deus há lugar para todos, inclusive para os que não participam das nossas celebrações eucarísticas, mas louvam a Deus de forma diferente, celebram seguindo seus próprios ritos e rituais. Também eles sãos os ramos que o Nosso Senhor Jesus destacou neste texto evangélico, também sãos seus amigos se permanecem no Amor, realizando as boas obras. Irmãos, é hora de praticarmos mais a cultura ecumênica, de trabalharmos juntos como ramos da mesma e única videira que é Jesus para o bem da humanidade.

Que o que nos une seja realmente mais forte do que nos divide!

Padre Jean Dickson Saint-Calire, CS

Pároco da Igreja Matriz de Santo André

Foto: Pascom Matriz SA
Foto: Pascom Matriz SA