REFLEXÃO BÍBLICA

03/08/2020

SEGUNDA CARTA DE SÃO JOÃO

Por: Henrique Selli Debone

"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ela estava no Princípio com Deus. E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós, e nós contemplamos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (Jo 1,1-2.14)

E a Palavra se fez carne e habitou entre nós, 100% Homem e 100% Deus, igual em tudo a nós, com exceção do pecado. Porém não tendo o pecado em si, assumiu a culpa de toda a humanidade, as consequências de todos os pecados e os carregou até a morte de Cruz. Cristo, ao tomar para Si os pecados de toda humanidade, o faz em expiação para libertar-nos da escravidão e foi por suas chagas que fomos curados; Cristo carrega sobre Si nossas enfermidades.

Porém, Deus nos criou livres e em nossa liberdade podemos aceitar ou não a salvação. Já estamos salvos, mas se não houver um ato de vontade, sem romper com o pecado e seguirmos os passos do Mestre, sem viver na graça do Pai, certamente estaremos condenados.

"Se dissermos que estamos em comunhão com Ele, mas caminhamos nas trevas, estamos mentindo e não praticamos a verdade. Mas, se caminhamos na luz, como Ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1Jo 1,6-7)

E é sobre essas verdades que João, em sua segunda carta, escreve ao povo de Deus. A carta, dividida em duas partes, contempla uma única verdade, Cristo, sobre aqueles que seguem a Cristo e vivem segundo seus mandamentos; e sobre aos que não seguem a Cristo e são guiados por falsos deuses.

O discípulo amado escreve com alegria àqueles com os quais as sementes semeadas pela Palavra deram vida e muitos frutos, pois seus filhos estão caminhando conforme a verdade, se mantendo firmes no único caminho de salvação. Porém, ele mesmo reforça a necessidade de seguirmos os mandamentos de Deus, para nos afastarmos do pecado e amar a Deus sobre todas as coisas, amando-nos uns aos outros assim como Cristo nos ama. Amor ao próximo ordenado a Deus, sem o qual o mesmo não seria verdadeiro. "E nisso consiste o amor: em caminhar conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento que ouvistes desde o princípio, para que nele caminheis." (2Jo, 6)

Porém, não estaríamos nós em batalha se não tivéssemos um inimigo. E João, em sua sabedoria, tinha plena ciência disso. O discípulo se mostra apreensivo, pois muitos enganadores, que não se confessam a Cristo estão destruindo os frutos de salvação, levando almas para longe de Deus e à condenação eterna.

É impossível ler a segunda carta de São João e não ver o quão atual ela é. Quantas almas se deixam levar por falsos mestres, falsos deuses, passando por caminhos tortuosos e se afastando de Deus? Basta olhar à nossa volta e por que não ao nosso próprio coração, e veremos como estamos mais preocupados com o dinheiro, o poder, a saúde e muitas vezes com coisas que parecem boas, mas nos afastam a cada dia do Ressuscitado. Como "Martas" agitadas veremos que seguimos, como cordeiros indefesos, ao mundo, aos prazeres da vida e ao maligno.

Estejamos atentos ao chamado de João para que olhemos o nosso coração e reflitamos se permanecemos nos ensinamentos de Cristo, ou se não confessamos a Cristo. Sejamos nós também motivo de alegria para o apóstolo, fiel ao Pai, seguindo a Cristo. E, nesse caminho de salvação, Deus nos entrega os santos sacramentos, instrumentos para permanecermos nos ensinamentos de seu Filho, o Batismo, para aqueles que ainda não fazem parte do corpo de Cristo; o sacramento da Confissão, para trazer-nos de volta à Graça do Pai; e a Comunhão, para encontrar-nos pessoalmente com o Ungido de Deus.

Sejamos firmes pois, "se confessamos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1Jo 1,9), e "em todas as circunstâncias, empunhai o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as flechas incendiadas do Maligno. Ponde o capacete da salvação e empunhai a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus." (Ef 6,16-17).