VOZ DAS PASTORAIS

PASCOM MATRIZ DE SANTO ANDRÉ - SP
POR VANESSA MASCARO SIRIBELI
DE SANTO ANDRÉ - SP

Não é uma pastoral paroquial, mas um centro de apoio aos migrantes onde a pastoral do migrante da nossa igreja, tanto diocesana quanto das demais paroquias com carisma scalabriniana, desenvolve seu trabalho no acolhimento, promoção, integração, proteção e celebração junto aos imigrantes e refugiados, sob assessoria do Pe Dickson e coordenação do Pe Pierre .

O Centro de Apoio ao Migrante na Diocese de Santo André, inaugurado em Dez de 2016, é uma casa de acolhida Filantrópica dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), Congregação religiosa que atua no atendimento aos imigrantes e refugiados que buscam no Brasil, em especial na Região do ABC Paulista, apoio e suporte com relação à documentação migratória, integração ao mercado de trabalho, promoção e defesa dos direitos humanos, à adaptação cultural e ao idioma português.

Ao longo desses 4 anos, mais de 6 mil famílias foram atendidas pelo Centro de Apoio. Atualmente cerca de 350 famílias migrantes e muitas brasileiras em situação de desemprego são atendidas mensalmente pelo Centro de Apoio ao Migrante. Dentre as nacionalidades assistidas estão: haitianos, venezuelanos, sírios e africanos radicados em várias cidades do ABC que compõem a Diocese de Santo André.

Guiados pela pergunta que o Bem Aventurado João Batista Scalabrini, fundador desta Congregação e considerado Pai dos imigrantes se fez diante da realidade migratória italiana na estação de Milão em 1887: "O que posso fazer?", os padres scalabrinianos, contando com a ajuda da Pastoral do Migrante da Diocese de Santo André, e outras Entidades que atuam no âmbito social e Voluntários de boa vontade, prestam um serviço pastoral-humanitário e social aos nossos irmãos imigrantes.

"Eu era estrangeiro e tu me acolheste"

"Eu era estrangeiro e tu me acolheste" inspiram o serviço missionário que vai desde a acolhida, orientação jurídica e auxílio para regularização migratória, entrega mensal de cestas básicas, aulas de português, música, informática e cursos nas áreas da saúde, trabalhista e cultura brasileira.

Esperançados pelo tema Bíblico deste ano: "abra tua mão para o teu irmão (Dt 15, 11), que nos motiva a meditar o livro de Deuteronômio, temos nessas páginas da Bíblia, uma grande preocupação com a justiça e a solidariedade para com os mais oprimidos. Preocupação essa, que soa como o refrão de uma música, todas as vezes que o trecho bíblico volta a se repetir:

"Ele (Javé) faz justiça ao órfão e à viúva e ama o migrante (estrangeiro), dando-lhe pão e roupa. Portanto, ame o estrangeiro, porque vocês foram migrantes na terra do Egito" (Dt 10, 18-19).

Deus sabe que sem memória, o povo perde sua identidade! Celebrar a memória nos impulsiona no agir missionário, e nesse sentido, abrir a nossa mão ao migrante, ao pobre, ao abandonado, é permitir que Deus se revele e aja em nós, como uma igreja em saída, atenta às necessidades do irmão migrante, que anseia por libertação!

Convidamos você a caminhar conosco, se outrora o povo de Deus era Israel, estrangeiro no Egito, hoje somos nós "também sou teu povo Senhor, e estou nessa estrada", venha conhecer nosso trabalho, estamos localizados na Rua Montevideo, 71 no bairro Utinga em Santo André!

Contamos com sua ajuda na divulgação desse trabalho em prol dos migrantes e refugiados!