Assembleia Eclesial

Com o lema "Somos todos discípulos missionários em saída", a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe acontecerá de 21 a 28 de novembro de 2021.

Lideranças eclesiais de toda a América Latina se reunirão no México para um momento de partilha sobre o caminho da Igreja em nosso continente a partir dos grandes desafios que temos vivido - a pandemia, a crise sócio-ecológica. Essa reflexão será feita tendo como inspiração o documento de Aparecida, publicado em 2007 e que ainda nos motiva no itinerário da fé.

Para que esse momento seja fecundo, o CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), deseja escutar todo o povo de Deus: leigos e leigas, professores e professoras, gestores educacionais, agentes de pastoral, religiosas e religiosos, padres, bispos, comunidades, paróquias, movimentos, associações - todos aqueles que formam a Igreja e colaboram com o Reino de Deus.

E para tanto, um processo de escuta, foi organizado através de documentos orientadores, que são disponibilizados para que os grupos pastorais se reunão e respondam até o dia 30 de Agosto.

Em nossa paróquia, o processo de escuta, estudo do documento e resposta do questionário será realizado pelas pastorais, que foram dividas em pastorais afins, tendo um responsável em cada grupo pela motivação, compartilhamento dos documentos e consolidação das respostas para envio na plataforma diocesana, conforme segue:

• Grupo 1 - Pastorais Sociais: Ação Social, Promoção Humana, Pastoral do Migrante, Arco-Iris do Riso e Naninhas do Riso. (Responsável pela motivação: Chico)
  • Grupo 2 - Pastorais de Iniciação Cristã: Batismo, Catequese e 1ª Eucarística, Crisma, Pré-Catequese (Pequeninos de Jesus), Catequese com Adultos e Jovens Impacto pela Fé. (Responsável pela motivação: Carlos)
  • Grupo 3 - Pastorais Litúrgicas: Liturgia, Coroinhas, Pastoral Vocacional, Ministros, Músicos. (Responsável pela Motivação: Alda)
  • Grupo 4 - Pastorais de Integração: Pascom, Acolhida, Dízimo. (Responsável pela motivação: Vanessa)
  • Grupo 5 - Pastorais de Grupos e Movimentos: Legião de Maria, Mães que Oram pelos Sacerdotes, Mães que oram pelos Filhos, Mãe Rainha, Terço dos Homens, Oficina de Oração, Movimento da Divina Misericórdia, Apostolado da Oração e Capelinhas. (Responsável pela motivação: Nilson).
  • OBS 1: ECC e Pastoral Familiar, vão responder pela diocese, porém foi sugerido para que respondam junto as demais pastorais de nossa paróquia. Por serem pastorais afins, poderiam responder em conjunto.
  • OBS 2: os integrantes do CAEP, CPP e Comissão de Festas, já fazem parte de alguma pastoral e portanto, poderão responder com suas pastorais.

Para acessar os documentos clique abaixo:

Para mais informações acesse o site da nossa diocese: https://www.diocesesa.org.br/?s=assembleia+eclesial ou o site da Assembleia: https://anec.org.br/acao/assembleia-eclesial-da-america-latina