Padroeiro Santo André

No último dia de novembro, celebramos no calendário litúrgico da Igreja Católica Santo André Apóstolo, um dos doze apóstolos de Jesus. Antes de ser chamado, era pescador, trabalhava com seu irmão Pedro. Ambos foram feitos por Jesus missionários do Reino, fundadores de comunidades de fé e vida.

Este Santo dá seu nome ao município do Grande ABC, conhecido em todo o Brasil e mundialmente, por sua história e sua pujança. O nome do município remonta à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, que existiu na região do Grande ABC. Esta vila foi fundada por João Ramalho, 8 de abril de 1553.

O nome André, do grego, significa: valente, corajoso. André conhecido na tradição ortodoxa como Protocletos (o primeiro a ser chamado) era natural de Betsaida. Sua família migrou para uma cidade maior, Cafarnaum, às margens do lago de Genesaré. Foi discípulo de João Batista. Foi ele, aliás, quem apresentou Jesus a seus discípulos, dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo". Dois deles, André e João seguiram Jesus (Jo 1, 35-40). André e João foram os primeiros discípulos de Jesus.

Santo André é mencionado doze vezes no Novo Testamento. Participou de toda a vida pública de Jesus, viu os milagres que o Mestre realizou, ouviu as suas pregações e ensinamentos. Logo após a vinda do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, partiu para anunciar o Evangelho em vários lugares, em especial no território da Grécia. Foi martirizado, pregado em uma cruz em forma de X, em 30 de novembro do ano 60. O brasão do município de Santo André trás a "cruz de Santo André" na cor verde em fundo amarelo, uma alusão ao Santo padroeiro da cidade.

O Evangelho narra-nos como André ouviu a Palavra de Deus que lhe foi dirigida: "Siga-me e eu farei de vós pescadores de homens" (Mt 4,19). Brota no seu coração a fé em Jesus que o chamou. A fé vem pela escuta da Palavra. A Palavra é um alimento para André que estava faminto da verdade. As águas profundas são boas para os peixes, mas para o ser humano são perigosas, porque corre o risco de morrer afogado. Ser pescador de homens é uma metáfora para significar a missão de tirar as pessoas do abismo do desespero e todo tipo de morte.

E André foi um homem "ponte", que leva Pedro seu irmão até Jesus, fazendo a ponte entre os dois: "Encontramos o Messias. E levou-o a Jesus" (Jo 1, 41-42). É André que faz a ligação entre o menino (que tinha os dois peixes e os cinco pãezinhos de cevada) e Jesus, para que houvesse a multiplicação dos pães (Jo 6,8-9). É ele que facilita o encontro entre Jesus e os gregos que desejavam conhecer Jesus (Jo 12, 22).

A Lei Municipal 10.243/2019 torna Santo André oficialmente padroeiro do município andreense, após projeto elaborado pelo presidente do legislativo da cidade, vereador Pedrinho Botaro, aprovado e sancionado pelo Executivo Municipal, no dia 22 de novembro de 2019.

Santo André é a décima quinta cidade brasileira mais desenvolvida, e a oitava cidade mais desenvolvida do estado de São Paulo, segundo a ONU. É também a quinta melhor cidade do país onde criar filhos.

Que Santo André vele por nós e faça nosso município crescer sempre, incluindo a todos no progresso que marca sua pujança, sem perder os valores humanos e cristãos, marca de sua origem e progresso.

Por Dom Pedro Cipollini

Disponível em [Padroeiro Santo André - Diocese de Santo André (diocesesa.org.br)]

Acesso Março/24