Nosso padre

PADRE TIAGO JOSÉ SIBULA DA SILVA

Nomeado em 03/07/22

Padre Tiago Síbula nasceu em 12 de agosto de 1979, na cidade de São Paulo, SP. Filho da paulista Neide Aparecida e do mineiro Carlos Roberto, cresceu na cidade de Mauá, onde morou, estudou e trabalhou. Conheceu a Igreja Católica, ainda na infância, por meio de seus pais. Na adolescência, além do futebol e dos amigos, sua maior paixão era a Igreja, que passou a freqüentar com maior intensidade a partir da confirmação do sacramento da crisma. Este último levou-o a engajar-se ativamente na vida da comunidade Santa Rita de Cássia, uma das oito capelas da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, participando e assumindo diversas responsabilidades de liderança. Seu chamado ao sacerdócio ministerial veio cedo. Após recusar diversas vezes, vivenciando sua juventude, aos 18 anos, segundo testemunha, não pôde mais negar que "algo diferente ardia em seu coração". Posteriormente a sua participação na Pastoral Vocacional, discerniu seu chamado e, aos 7 de março de 2000, entra no seminário diocesano de Santo André, na casa de formação propedêutica, graduando-se em filosofia no ano de 2003 e, teologia, em 2007. Foi ordenado diácono aos 31 de maio de 2008, com lema "Seja feita a Vossa vontade" (Mt 6,10) e, presbítero (padre), com o lema "Por Cristo, Com Cristo e Em Cristo", em 22 de novembro do mesmo ano, pela imposição das mãos do então bispo diocesano Dom Nelson Westrupp, SCJ. Estágio Pastoral: durante sua formação realizou estágio pastoral nas paróquias de São José - Mauá (2001); Bom Jesus - Diadema (2002-2003); Sagrada Família - São Bernardo do Campo (2004); Nossa Senhora do Paraíso - Santo André (2005 e 2008); Nossa Senhora de Fátima - São Bernardo do Campo (2006), Maria Mãe dos Pobres - Diadema (2007) e Paróquia Nossa Senhora do Paraíso (2008). Vigário Paroquial: Padre Tiago foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso - Santo André (novembro de 2008 a dezembro de 2009); das Paróquias São João Batista e São Bento em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, respectivamente (janeiro a junho de 2010); Paróquias Santa Luzia e São Carlos Borromeu - Santo André (janeiro a novembro de 2014). Trabalhos Diocesanos: durante os anos de 2001 a 2003 fez parte da Comissão diocesana da Pastoral Vocacional; de 2004 a 2007 da Pascom Diocesana. Em fevereiro de 2008 assume como assessor eclesiástico a Pascom Diocesana, exercendo esta função até maio de 2010. De novembro de 2013 a Dezembro de 2021 foi Diretor de Comunicação da Diocese de Santo André e Porta-voz da Igreja Católica no ABC. Assessoria: Desde julho de 2019 é assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Estudos: de junho de 2010 a setembro de 2013 dedicou-se aos estudos de Comunicação Institucional, em Roma - Itália, alcançando o título de mestre pela Pontifícia Universidade Santa Croce. Pároco: nomeado em 28 de novembro de 2014, assume a paróquia Santa Teresinha aos 13 de dezembro de 2014. Desde 07 de agosto de 2019 é pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santo André, onde exerce seu sacerdócio ministerial atualmente. Foi nomeado pároco da Paróquia Santo André Apóstolo, em 03 de julho de 2022, e tomou posse em 31 do mesmo mês.