Nossos padres

PADRE ESTEVÃO MAURÍCIO ATANÁSIO

Pe. Estêvão Maurício Atanásio, CS, 43 anos, nasceu no dia 18 de setembro de 1978, em Belo Horizonte (MG). Filho único, logo pequeno ficou órfão, mas Deus enviou sua avó e três tias para o seu cuidado e criação. "Minha família sempre foi cristã católica, junto a elas no meu cuidado e tutela estava o Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo (1924-2019), homem bom e todo cheio de Deus, um pai", revela. No dia 2 de maio de 2009 foi ordenado sacerdote na Igreja Basílica de Nossa Senhora do Carmo, cidade de Borda da Mata, na Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). Atuou como vigário e pároco em algumas paróquias nas cidades de Borda da Mata, Congonhal, Senador José Bento, Pouso Alegre e Distrito São José do Pântano, e criou duas paróquias com o auxílio de Deus e de seu povo.

"No ano de 2013, assistindo na TV a visita do Papa Francisco aos migrantes que chegavam da África e o seu pedido para que a Europa os acolha, senti-me desafiado, tocado e entrei em contato com os missionários Scalabrinianos e com o arcebispo de minha Arquidiocese (Pouso Alegre), Dom Ricardo P. Chaves (1938-2018), onde combinamos que eu fizesse uma experiência na Congregação", confidencia.

"Minha primeira experiência missionária e religiosa foi na Paróquia de Santa Cecília no Rio de Janeiro, depois fui para missões na Flórida e New York (EUA). Um pequeno período no Haiti, Colômbia, e Argentina, retornando ao Brasil para Cascavel no Paraná, todas essas missões atuando pastoralmente em paróquias e auxílios a migrantes, refugiados em diversos e diferentes aspectos, tudo foi muito enriquecedor e da vontade e bondade de Deus", avalia.

Em meados de 2016, depois do Noviciado e da paróquia São José, em Porto Alegre (RS), foi enviado mais uma vez para uma missão no exterior, desta vez na Venezuela. "Tempo difícil, mas de tantas graças". Depois foi para missão de Miami Beach, Kendall, Margate (EUA), e no início de 2019 retornou ao Brasil, em Brasília, para a Paróquia Bom Jesus dos Migrantes, em Sobradinho (DF). Assumiu no dia 10 de fevereiro de 2022 como administrador paroquial da Igreja Matriz de Santo André (SP) e responsável pela Casa do Migrante de Santo André, pertencente a Diocese de Santo André.

PE PIERRE DIEUCEL

Nasceu em 01/08/79 no Sul do Haiti na cidade de Port-à-Piment. Foi ordenado em 30/10/2013 na Paróquia de São Pedro de Pétion-Ville, Porto Príncipe. Fez Teologia e Filosofia e noviciado na Colômbia, e curso de Ajornamento em Piacenza na Itália em 2015. Veio para o Brasil em 08/01/2008 e trabalhou na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Vicente de Carvalho - Guarujá; na Paróquia Santa Edwiges em Santos; Paróquia São Pedro na cidade Encantado, RG; Paróquia São José em Porto Alegre, RG; Paróquia São Geraldo em Manaus, AM; Paróquia São José em Ribeirão Pires e atualmente na Matriz Santo André.