Nossos padres

PÁROCO PE. TIAGO JOSÉ SIBULA DA SILVA

Nomeado em 03/07/22

Padre Tiago Síbula nasceu em 12 de agosto de 1979, na cidade de São Paulo, SP. Filho da paulista Neide Aparecida e do mineiro Carlos Roberto, cresceu na cidade de Mauá, onde morou, estudou e trabalhou. Conheceu a Igreja Católica, ainda na infância, por meio de seus pais. Na adolescência, além do futebol e dos amigos, sua maior paixão era a Igreja, que passou a freqüentar com maior intensidade a partir da confirmação do sacramento da crisma. Este último levou-o a engajar-se ativamente na vida da comunidade Santa Rita de Cássia, uma das oito capelas da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, participando e assumindo diversas responsabilidades de liderança. Seu chamado ao sacerdócio ministerial veio cedo. Após recusar diversas vezes, vivenciando sua juventude, aos 18 anos, segundo testemunha, não pôde mais negar que "algo diferente ardia em seu coração". Posteriormente a sua participação na Pastoral Vocacional, discerniu seu chamado e, aos 7 de março de 2000, entra no seminário diocesano de Santo André, na casa de formação propedêutica, graduando-se em filosofia no ano de 2003 e, teologia, em 2007.

Foi ordenado diácono aos 31 de maio de 2008, com lema "Seja feita a Vossa vontade" (Mt 6,10) e, presbítero (padre), com o lema "Por Cristo, Com Cristo e Em Cristo", em 22 de novembro do mesmo ano, pela imposição das mãos do então bispo diocesano Dom Nelson Westrupp, SCJ. Estágio Pastoral: durante sua formação realizou estágio pastoral nas paróquias de São José - Mauá (2001); Bom Jesus - Diadema (2002-2003); Sagrada Família - São Bernardo do Campo (2004); Nossa Senhora do Paraíso - Santo André (2005 e 2008); Nossa Senhora de Fátima - São Bernardo do Campo (2006), Maria Mãe dos Pobres - Diadema (2007) e Paróquia Nossa Senhora do Paraíso (2008). Vigário Paroquial: Padre Tiago foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso - Santo André (novembro de 2008 a dezembro de 2009); das Paróquias São João Batista e São Bento em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, respectivamente (janeiro a junho de 2010); Paróquias Santa Luzia e São Carlos Borromeu - Santo André (janeiro a novembro de 2014). Trabalhos Diocesanos: durante os anos de 2001 a 2003 fez parte da Comissão diocesana da Pastoral Vocacional; de 2004 a 2007 da Pascom Diocesana. Em fevereiro de 2008 assume como assessor eclesiástico a Pascom Diocesana, exercendo esta função até maio de 2010. De novembro de 2013 a Dezembro de 2021 foi Diretor de Comunicação da Diocese de Santo André e Porta-voz da Igreja Católica no ABC. Assessoria: Desde julho de 2019 é assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Estudos: de junho de 2010 a setembro de 2013 dedicou-se aos estudos de Comunicação Institucional, em Roma - Itália, alcançando o título de mestre pela Pontifícia Universidade Santa Croce. Pároco: nomeado em 28 de novembro de 2014, assume a paróquia Santa Teresinha aos 13 de dezembro de 2014. Desde 07 de agosto de 2019 é pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santo André, onde exerce seu sacerdócio ministerial atualmente. Foi nomeado pároco da Paróquia Santo André, em 03 de julho de 2022, e tomou posse em 31 do mesmo mês.

VIGÁRIO PE. JOSÉ RAPHAEL JÚNIOR

Nomeado em 11/02/23

"Diante de todos os desafios, sou feliz por ser padre."

Pe. Raphael, como é mais conhecido, nasceu no dia 13 de abril de 1973, em São Bernardo do Campo (SP), no Grande ABC.

Iniciou os estudos para o sacerdócio em fevereiro de 1989, no Seminário Casa São Francisco - Campo Comprido - Curitiba- PR/ OFM Conventuais. Foi ordenado diácono no dia 17 de setembro de 2001 e posteriormente presbítero no dia 8 de dezembro do mesmo ano.

Em sua caminhada como frade, atuou nas paróquias São Pio X como vigário, na cidade de Caçapava (SP), e também na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Guaraniaçu (PR); Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André (SP) como pároco até 2013; em 2014 como vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Bairro Orquídeas - SBCampo (ad experimentum); em 2015 já como membro do clero diocesano, atuou como administrador paroquial da São Judas Tadeu, (SBC). Atuou também como assessor diocesano da Vida Religiosa e Coordenador da Região Pastoral São Bernardo - Rudge Ramos (2017-2018).

Em novembro de 2020 foi administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Santo André (SP) e desde fevereiro de 2023 é vigário da Paróquia Santo André (SP).

Entre seus hobbies, Pe. Raphael gosta de ouvir MPB (Música Popular Brasileira), músicas clássica e gregoriana; sua cantora favorita é Elis Regina (1945-1982); aponta Charlie Chaplin (1889-1977) como seu artista preferido e Steven Seagal como o ator que mais aprecia nos filmes; admira o trabalho da atriz Lilia Cabral; indica Star Wars como filme predileto e gosta de ler, entre as obras está: " Toda Espiritualidade" (do autor beneditino Anselm Grün); basquete é o esporte que gosta de praticar e assistir; torce para o São Paulo Futebol Clube.

Em relação à viagem inesquecível de sua vida, Pe. Raphael revela: "Ter tido a oportunidade de celebrar e estar na Basílica de Santo Antônio, em Pádua, na Itália."

"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará". O Salmo 23 norteia os passos de sua vida.