Missa abre comemorações dos 125 anos de missão apostólica do Venerável José Marchetti em São Paulo

POR ROSINHA MARTINS
DE SANTO ANDRÉ

15.12.2019 | Uma Celebração Eucarística realizada na Paróquia São João Batista, do Ipiranga, no Instituto Cristóvão Colombo, na manhã deste domingo, 15, abriu as comemorações pelos 125 anos de ação missionária do Venerável Padre José Marchetti no Brasil. Da missa, presidida pelo missionário scalabriniano, padre Edvaldo e concelebrada por padre Antônio Seganfredo, cs, participaram as Irmãs Scalabrinianas, noviças, crianças do Instituto e da Casa Madre Assunta e leigos da Paróquia.

"Esta é uma celebração de abertura dos 125 anos de padre José Marchetti em missão no Brasil. Durante anos acontecerão atividades em âmbito interno, no sentido de aprofundar com nossas crianças e funcionários a vida e as obras do Venerável Marchetti e em âmbito externo quando convidaremos toda a sociedade para um debate maior a fim de que conheçam um pouco mais as obras sociais e apostólico-missionárias dele", explicou o diretor do Instituto, padre Edvaldo Pereira da Silva.

Durante a Celebração houve demonstrações de que os projetos pastorais de Padre Marchetti continuam, ainda hoje, respondendo às necessidades de crianças em situação de vulnerabilidade: o coral de crianças do projeto Casa Madre Assunta, obra do Venerável, abrilhantaram a missa; no ofertório crianças representavam os mais variados projetos começados por Marchetti que continuam ainda hoje: música, horticultura, balé, capoeira, dentre outros.

Conhecendo o Venerável José Marchetti

Giuseppe Marchetti, um dos onze filhos de Angelo Marchetti e Carolina Ghillarduci, nasceu numa cidadezinha chamada Lombrici di Camaiore - diocese de Lucca, na Toscana - Itália. Se tornou sacerdote diocesano na diocese de Lucca e, com a saída em massa de italianos para as Américas, se tornou Missionários de São Carlos a serviço dos imigrantes.

Em São Paulo, fundou duas grandes obras sociais para a acolhida, proteção, integração e promoção das crianças africanas e italianas em situação de vulnerabilidade. Chegou ao Brasil com 25 anos e a morreu aos 27, em 14 de dezembro de 1896, em conceito de santidade, vítima da febre tifoide.

O Venerável Marchetti é consanguíneo da Bem-Aventurada Assunta Marchetti e co-fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.