TRÁFICO HUMANO


PASCOM MATRIZ DE SANTO ANDRÉ - SP
POR 
ROSINHA MARTINS 
DE SANTO ANDRÉ - SP

"Tráfico Humano, uma praga que explora os mais fracos"

Papa Francisco exorta às instituições, associações e entidades educacionais que se comprometam com a luta contra o Tráfico Humano e reza pelas comunidades do noroeste da Síria em conflitos que já deslocaram, nos últimos meses, meio milhão de pessoas.

Durante a oração do Ângelus na praça São Pedro, na manhã do domingo, dia 9 de fevereiro, o Papa Francisco recordou o Dia Mundial de Reflexão e Oração contra o Tráfico de Pessoas e fez um apelo imprescindível, de maneira particular, às comunidades internacionais para que combatam veementemente, a comercialização de Seres Humanos o que chamou de "uma praga real que explora os mais fracos", e que, para ser sanada precisa do "comprometimento de todos: instituições, associações e entidades educacionais".

Francisco enfatizou que os meios de comunicação têm favorecido a profissionalização e a eficácia de agentes do Tráfico que deles aproveitam "para atrair vítimas de maneira enganosa" e ressaltou que as empresas de comunicação também têm sua parcela de responsabilidade e precisam ser conscientizadas. A prevenção deste crime, portanto, se dá a partir da "educação para o uso saudável dos meios tecnológicos e, por outro, supervisionar e chamar os fornecedores desses serviços telemáticos para suas responsabilidades ", garantiu.

Francisco recordou e convidou os fiéis a rezarem pelas comunidades do noroeste da Síria em situação de deslocamento, desde os confrontos que se prolongaram a partir de 1º de dezembro, com o início da ofensiva do Exército de Damasco, apoiado por forças da Rússia, contra os extremistas islâmicos.

Cerca de 520 mil pessoas estão fora se suas casas, cuja maioria (80%) são mulheres e crianças. "Renovo meu impreterível apelo à comunidade internacional e a todos os protagonistas envolvidos, para valerem-se do uso dos instrumentos diplomáticos, do diálogo e das negociações, por meio do respeito ao Direito Humanitário Internacional, para salvaguardar a vida e o destino dos civis."

Francisco finalizou sua mensagem convidando os romeiros a rezarem, com ele, pela comunidade síria.

Fonte: Imprensa Scalabriniana