ANO VOCACIONAL DIOCESANO

03/08/2020

Por Eduardo e Marilisa

Você deve ter notado que nas missas dominicais estamos fazendo a oração pelas vocações. Já estávamos fazendo isso antes da pandemia, você sabe por quê?

Nossa Diocese está celebrando o "Ano Vocacional". O período escolhido foi do primeiro Domingo do Advento de 2019, quando se iniciou o novo ano litúrgico, até a festa de Cristo Rei, em 22 de novembro de 2020.

A iniciativa inédita surgiu pela questão da ausência das vocações, e o objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, e, principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais, sem deixar de valorizar os trabalhos dos religiosos e leigos.

Dom Pedro, bispo de nossa Diocese, nos convida a refletir sobre a vocação sacerdotal, uma vez que, apesar dos leigos das paróquias da Diocese serem participativos, a presença dos sacerdotes é essencial e que a falta de padres em nossa Diocese é muito triste: "Deus sempre chama porque Ele é generoso e bom. Por que muitos jovens são chamados e poucos aceitam dizer sim? E alguns que dizem sim depois desistem? Por que é difícil comprometer sua vida para ser um bom pastor em meio à comunidade? Tornar presente a pessoa de Jesus para os irmãos? A vocação sacerdotal é um dom de Deus e um grande presente para aquele que é chamado a ser padre."

"E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais, e terá como herança a vida eterna." (Mt 19,29)

Além de pedir a Deus novas vocações, o Ano Vocacional também tem como objetivo agradecer a Deus pelas vocações que já foram acolhidas e que já estão a serviço.

A imagem de Nossa Senhora das Divinas Vocações e o tema: "Acolho o teu chamado" nos fazem refletir sobre a nossa vocação e, após essa reflexão, exigem de nós uma resposta, um compromisso com o propósito de Deus em nossa vida. "Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: "Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte?" Eu respondi: "Aqui estou, envia-me!" (Is 6,8).

Sabemos que o plano de Deus é perfeito, nele tudo e todos se encaixam, já que sempre quer o melhor para cada um de nós. Da nossa parte, é necessária muita oração, reflexão e silêncio para ouvir a voz de Deus e termos o entendimento do que Ele quer de nós. Após essa reflexão, assim como Maria fez, "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38), com aceitação e felicidade no coração, dizer sim ao chamado de Deus. A alguns é destinada a missão de criar uma família, ser pai, ser mãe e educar na fé, a outros, Deus chama ao sacerdócio ou à vida religiosa, a outros ainda Deus pede o compromisso de levá-Lo a quem ainda não O conhece, por meio do serviço missionário. Enfim, são inúmeros os chamados que Deus pode nos fazer, só conseguimos ouvi-Lo quando estamos intimamente ligados a Ele, por meio da sua palavra e da Comunhão. Peçamos a Deus que cada um de nós possa acolher seu chamado, nossa vocação, usando os dons que Ele nos deu a serviço para que o Reino de Deus possa crescer sempre mais.

"Por isso mesmo, irmãos, procurem com mais cuidado firmar o chamado que escolheu vocês. Agindo desse modo, nunca tropeçarão." (2 Pedro 1, 10).