ATUALIDADE

05/08/2020

: essencial, especialmente em tempos difíceis

PASCOM MATRIZ DE SANTO ANDRÉ - SP
POR EDUARDO E MARILISA
DE SANTO ANDRÉ - SP


Repentinamente surge uma doença que nos tira o contato com as pessoas, precisamos nos afastar, deixar de frequentar lugares que eram comuns em nosso dia a dia, inclusive a Igreja. E como fica nossa fé diante disso?

No primeiro momento é assustador, nos sentimos perdidos, desorientados, sozinhos, mas numa reflexão mais profunda, parando para ouvir o silêncio, ouvir a Deus, nos damos conta de que Ele está sempre conosco e que a oração é um antídoto poderoso diante do sofrimento, seja ele qual for - de ordem física, material e principalmente espiritual. A fé apazigua nosso coração e mente, nos dá a paz que tanto buscamos.

Diante dessa situação, passamos a acompanhar a Santa Missa pela TV, pelas mídias sociais, no computador ou mesmo no celular, enfim, qualquer tela servia para nos aproximarmos d'Aquele que estávamos ansiosos por encontrar. E encontramos. Não podíamos receber Jesus Eucarístico Sacramentalmente, mas sim espiritualmente, entregando nosso coração a Jesus e fazendo a oração de Comunhão Espiritual, como essa de Santo Afonso Maria de Ligório:

"Oh Jesus meu, creio que estais presente no Santíssimo Sacramento,

Te amo sobre todas as coisas e desejo receber-Te em minha alma.

Já que agora não posso fazê-lo sacramentalmente,

Venha ao menos espiritualmente a meu coração.

Como se já tivesse recebido, Te abraço e me uno todo a Ti,

Não permitais, Senhor, que volte jamais a abandonar-Te. Amém".

E isso foi bom porque talvez nossa fé estivesse ligada somente à Igreja (templo), mas na verdade nossa fé deve estar onde estamos, em todo tempo e lugar, especialmente em nosso lar. Assim, nossa casa tornou-se verdadeiramente a igreja doméstica.

A situação, aos poucos, está mudando. Estamos retornando às missas presenciais, as igrejas estão reabrindo com algumas restrições e cuidados essenciais para a segurança de todos. Nesse processo, nossa participação, seguindo todas as orientações como o uso da máscara, por exemplo, é de suma importância, para que ele seja eficaz e não seja necessário retroceder. Também exercemos nossa fé no cuidado com a nossa vida e com a do próximo. Assim podemos voltar a nos alimentar sacramentalmente do corpo de Cristo, e levarmos Jesus às outras pessoas, especialmente aos mais necessitados.

Continuemos firmes na oração, com uma fé forte e perseverante, sabendo que Deus está conosco em todos os lugares, em cada momento. Basta que estejamos abertos à Ele.