ATUALIDADES

24/11/2020

QUEM FOI CARLO ACUTIS

Carlo era um menino especial e com uma grande espiritualidade, demonstrada desde cedo .

CARLO ACUTIS - BEATO DO NOSSO TEMPO

No dia 10 de outubro, a Igreja Católica beatificou Carlo Acutis, um jovem morto aos 15 anos, após o reconhecimento de um milagre por ele realizado.

“A nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O infinito é a nossa pátria. Desde sempre o Céu nos espera.”.

PASCOM MATRIZ DE SANTO ANDRÉ - SP
POR CÉCILIA SARINHO 
DE SANTO ANDRÉ - SP

Filho de pais italianos, Carlo nasceu aos 03 de maio de 1991. Seus pais estavam a trabalho em Londres, tendo sido essa a cidade de nascimento do pequeno Carlo. Em setembro do mesmo ano, a família voltou para Milão, onde cresceu .

" A eucaristia é minha autoestrada para o céu"

Desde pequeno, começou a demonstrar interesse por assuntos ligados à Igreja Católica. Seus pais, embora católicos, não eram praticantes. Carlo teve os primeiros contatos e recebeu a primeira formação religiosa de sua babá, Beata. Ela era uma polonesa muito devota de São João Paulo II e com um amor imenso pela Sagrada Eucaristia, amor esse transmitido a Carlo. A própria mãe de Carlo, Antonia, diz que Beata foi "uma das primeiras pessoas a falar com Carlo de Deus".

Antonia conta que Carlo começou a questioná-la sobre a fé. Sem qualquer preparo e formação, e não tendo condições de responder aos questionamentos do filho, Antonia procurou um sacerdote para ajudá-la a responder às questões do filho. A orientação do padre, no entanto, foi que a própria senhora estudasse para que tivesse condições de ajudar o pequeno Carlo.

Aos 3 anos de idade, Carlo começou a pedir que a mãe o levasse à igreja para visitar Jesus. No caminho, gostava de pegar flores para levar à Nossa Senhora. Ele tinha grande devoção a Maria, especialmente nos títulos de Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora de Fátima.

Carlo era um menino especial e com uma grande espiritualidade, demonstrada desde cedo. Pediu autorização, a qual lhe foi concedida, parta receber a Sagrada Eucaristia aos 7 anos. Rezava o rosário diariamente e se confessava uma vez por semana.

Sua mãe conta que Carlo costumava dizer que as pessoas de hoje são muito mais afortunadas do que aquelas que conviveram com Jesus. Dizia ele que aquelas pessoas nem sempre podiam estar com Ele - deveriam esperá-lo passar ao seu lado, ou tentar descobrir onde Jesus estava. Hoje, nos é permitido ver Jesus todos os dias, a todo instante: basta visitá-lo no Sacrário, em cada Igreja do mundo. Era diante do Sacrário, antes ou após as missas das quais procurava participar diariamente, que Carlo fazia suas reflexões.

Diante de tamanha devoção do filho, os pais começaram a participar também das missas e aprenderam amar a Jesus. Antonia disse que o filho a converteu.

Carlo converteu também um dos empregados de seus pais. Sendo de família abastada, eram vários os funcionários que trabalhavam na residência dos Acutis. Um deles, hindu, acompanhava-o à escola. Ouvindo Carlo falar com tão grande amor da Sagrada Eucaristia, o rapaz se converteu, sendo batizado para, depois, poder receber Jesus Eucarístico.

Carlo era preocupado com o próximo. De modo particular, preocupava-se com os colegas, cujos pais estavam se divorciando. Ele chamava-os à sua casa, para pudesse apoiá-los. Preocupava-se também, com os moradores de rua, levando a eles, escondido dos pais, dinheiro que recebia de mesada. Os pais somente descobriram o altruísmo de Carlo quando, em seu velório, todos os moradores de rua das redondezas compareceram, como última homenagem e gratidão.

Mas o que mais chamava a atenção de todos é que Carlo tinha uma vida de santidade, ao mesmo tempo que levava uma vida como a dos garotos de sua idade. Adorava jogar futebol, jogar videogame, brincar com os amigos. Tinha uma paixão por computadores. Era, enfim, um menino alegre, espirituoso, muito brincalhão, sorridente.

A paixão por computadores fez com que ele desenvolvesse um site no qual documentou todos os Milagres Eucarísticos ao redor do mundo e todas as aparições de Nossa Senhora. Por esse trabalho desenvolvido, é chamado por muitos de "Padroeiro da Internet". As informações catalogadas no site foram colhidas por Carlo desde os 11 anos de idade.

Carlo teve alguns santos como modelo de vida, como Santos Francisco e Jacinta Marto (eram ainda beatos quando Carlo vivia), São Domingos Sávio, São Luís Gonzaga, São Tarcísio, Santa Bernadette Soubirous e, principalmente, São Francisco de Assis. A cidade onde Carlo mais gostava de estar era exatamente Assis, por sua devoção a São Francisco, tanto que pediu que fosse enterrado lá, sendo atendido por seus pais.

Com apenas 15 anos, Carlo foi acometido por uma leucemia fulminante - tipo M3 - e morreu pouquíssimo tempo depois de descoberta a doença. Quando questionado se sentia dor, disse: "Há pessoas que sofrem mais do que eu". E ofereceu seu sacrifício: "Ofereço todo o sofrimento que hei de ter pelo Senhor, pelo Papa, pela Igreja". Pouco antes de adoecer, Carlo havia previsto a própria morte.

Morreu aos 12 de outubro de 2006, em Monza.

Muitos pedidos de beatificação começaram pouco depois de sua morte, ganhando força quando foi intitulado como Servo de Deus em 2013, o primeiro estágio para Santidade. Foi declarado Venerável aos 05 de julho de 2018.

Carlo foi beatificado após ter sido reconhecido um milagre operado em favor de uma criança brasileira.

O pequeno Matheus Vianna, hoje com 10 anos de idade, foi desenganado aos 3. Nascido com uma rara doença chamada "pâncreas anular", Matheus não conseguia fazer nenhuma refeição sem que vomitasse em seguida. Havia a possibilidade cura, através de cirurgia. No entanto, devido à baixa imunidade, Matheus estava constantemente internado devido a infecções recorrentes. Em 12 de outubro de 2013, a mãe e o avô de Matheus levaram-no a uma missa na qual estava sendo exposta uma relíquia de Carlo, trazida ao Brasil por um sacerdote amigo da família do beato. Quando o avô disse a Matheus para pedir o que quisesse, a criança, com menos de três anos de idade, falou: "parar de vomitar". Pouco depois de chegar em casa, Matheus disse que estava com fome e pediu comida. Não só comeu, como repetiu, não vomitando mais. Quando novos exames foram feitos, inexplicavelmente, o pâncreas de Matheus estava curado.

Carlo tem, assim, dupla ligação com o Brasil: morreu no dia de Nossa Senhora Aparecida e o milagre realizado foi a um brasileiro.

O corpo de Carlo foi exumado em 23 de janeiro de 2019, sendo encontrado em "estado muito bom de conservação". O corpo não estava intacto mas, por estar bem conservado, foram aplicadas técnicas através das quais pôde ser reconstituído e hoje ficar exposto à veneração pública no Santuário do Despojamento, em Assis.

Carlo chama a atenção por ser um jovem dos dias de hoje, por mostrar que podemos ser santos em nosso dia a dia, vivendo uma vida normal, ativa e com dedicação a Jesus.

O Papa Francisco citou Carlo Acutis como exemplo para os jovens, pedindo que estes façam também bom uso da tecnologia.

Que possamos seguir o exemplo do jovem Carlo Acutis no caminho da Santidade.

Carlo Acutis, rogai por nós.