MATÉRIA DE CAPA

09/10/2020

MARIA, PRIMEIRA DISCÍPULA MISSIONÁRIA

PASCOM MATRIZ DE SANTO ANDRÉ - SP
POR PEDRO GIORDAN 
DE SANTO ANDRÉ - SP

A palavra missionário vem do latim "missio" (ato de levar) e é designada à pessoa que se dedica em enviar uma mensagem a outros povos. Nós, católicos, temos a missão de disseminar a Boa Nova aos nossos irmãos.

E era justamente isso que Maria, mãe de Jesus, fazia. Uma pessoa que ajudava àqueles que tinham problemas e precisavam de uma mão amiga por perto. Ela foi, assim, a primeira discípula missionária. Além disso, sua espiritualidade sempre esteve vinculada à missão de Deus.

Segundo o Documento de Santo Domingo: "Maria, mulher de fé, foi plenamente evangelizada, é a mais perfeita discípula e evangelizadora (cf. Jo 2, 1-12). Ela é o modelo de todos os discípulos e evangelizadores por seu testemunho de oração, de escuta da Palavra de Deus e de pronta e fiel disponibilidade ao serviço do Reino até a cruz"

Além disso, Maria não poupava esforços para ajudar seus parentes, mesmo eles estando bem distantes, como Lucas contou em seu evangelho:

"Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!" ( Lc 1, 39-45).

Se Maria é considerada a primeira missionária por cumprir a missão de levar a palavra de seu Filho para outros povos e por ser caridosa com os mais necessitados, não podemos deixar de citar o Santo Rosário, por justamente ser o momento de louvarmos à Nossa Senhora.

No mês de Outubro, celebramos no dia 07, Nossa Senhora do Rosário.

Aos missionários e missionárias pelo mundo, reza-se o Rosário Missionário.

O terço é dividido em cinco cores, com cada cor representando um continente:

Verde (1º mistério) = reza-se pela África

Vermelho (2º mistério) = reza-se pelas Américas

Branca (3º mistério) = reza-se pela Europa

Azul (4º mistério) = reza-se pela Oceania

Amarela (5º mistério) = reza-se pela Ásia