VOZ DAS PASTORAIS

11/12/2020

MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA COMUNHÃO E EXÉQUIAS: O verdadeiro Espírito do Ministro é o de encarnar o que Jesus sempre fez em seu ministério terreno, que foi "não ser servido, mas servir".

Foto: Pedro Giordan - Pascom Matriz SA

POR WILSON

SERVIR: DOAR A SI MESMO AO PRÓXIMO

Aproximar-se da Eucaristia significa experimentar Deus de pertinho, por isso, no exercício do ministério, os ministros sentirão o coração arder e perceberão que a Eucaristia é o sacramento privilegiado do encontro do discípulo missionário com Jesus Cristo. Os ministros não somente zelam, com imenso amor, da Eucaristia da comunidade sendo colaboradores dos sacerdotes, mas são também os promotores do amor cristão vivido entre todos, pois onde falta o amor entre os irmãos, onde há divisões, onde há brigas, a Eucaristia verdadeiramente não pode ser celebrada. A cada ano, na celebração da Quinta Feira Santa, recordamos a instituição da Eucaristia. Um ministro é uma pessoa amada por Deus, escolhida dentre muitas pessoas para servir à Igreja. Ser ministro é bem mais que distribuir a comunhão, é uma vocação, um chamado que gera muita alegria no coração. A função do ministro da comunhão é auxiliar o sacerdote na distribuição da Eucaristia e de adoração ao Santíssimo, levar comunhão aos enfermos, auxiliar em outras atividades. Os ministros nas celebrações devem chegar mais cedo para organizar todo o ambiente da igreja, na comunhão dos enfermos devem levar no mesmo instante que retirou a hóstia da igreja e não deixar para outro dia, deve ser breve no seu ritual e ter uma breve conversa com o enfermo se possível. Dia 29 de novembro com muita alegria recebemos dezesseis novos ministros da comunhão e dois novos ministros de exéquias, sejam bem vindos. Os fiéis devem ter um comportamento na hora de receber a comunhão do ministro. Nesse tempo de pandemia a hóstia tem que ser colocada na palma da mão do fiel que com as mãos sobrepostas faz uma manjedoura com a mão esquerda e leva a comunhão a boca com a mão direita antes de se movimentar para voltar ao lugar. É também inconveniente que os fiéis tomem a hóstia com os dedos em pinça e andando a coloquem na boca. A comunhão deve ser levada a boca na frente do ministro e não segurar na mão para posterior consumo. Sabemos que é difícil fazer com que os fiéis se conscientizem dos procedimentos mas com amor, carinho e paciência devagar conseguiremos. Que Deus nos dê discernimento e perseverança para exercer com amor esse ministério.