LITURGIA

29/12/2020

A ornamentação como serviço é parte integrante do espaço litúrgico.

POR ELIANE CASTILHO MARTINEZ

A linguagem das flores é fácil de entender. As flores oferecidas à Virgem Maria, a decoração delicada do Santíssimo na noite de Quinta-feira Santa, ou uma flor que alguém coloca junto do sacrário, são expressões de fé e homenagem a Deus, ou de profundo amor humano, ou de ambientação festiva de um lugar.

A ornamentação é parte integrante do espaço litúrgico.

As flores na celebração litúrgica são sinais expressivos que nos ajudam a sentir os mistérios da fé.

As flores ou arranjos devem ser discretos e confeccionados com simplicidade, pois este é o caminho mais fácil para atingirmos o belo e o sublime.

Os ambientes devem ser cuidados para que não esvaziem a própria celebração, pois uma grande quantidade de decoração pode acarretar indesejada dispersão visual dos fiéis.

No local de celebração, as flores e plantas devem ser naturais, pois o local onde a Verdade é anunciada e experimentada supõe uma decoração com materiais autênticos.

Quanto às flores, a Igreja ensina: "Na ornamentação do altar observe-se moderação. No Tempo do Advento se ornamente o altar com flores com moderação tal que convenha à índole desse tempo, sem, contudo, antecipar aquela plena alegria do Natal do Senhor.

No Tempo da Quaresma é proibido ornamentar com flores o altar. Excetuam-se, porém o domingo "Laetare" (IV na Quaresma) as solenidades e festas. (Instrução Geral do Missal Romano, n. 305; Cerimonial dos Bispos, n. 252).

A ornamentação com flores seja sempre moderada e, ao invés de colocá-las sobre o altar, de preferência seja colocado junto a ele.

Na nossa Paróquia temos uma equipe da ornamentação; pessoas da nossa comunidade, com conhecimento das orientações diocesanas de liturgia, que cuidam e zelam, periodicamente, das flores do altar principal e dos altares dos Santos; elas estão cuidando dos vasos, fazendo com que eles deem flores novamente e sejam reutilizados na ornamentação, evitando-se gastos desnecessários com novas compras periódicas. Elas se doam a este trabalho com humildade e por amor ao Senhor, como uma linda forma de oração.

Diretório Diocesano de Liturgia 9.7.3 Ornamentação pags 163/164

Seja um Patrocinador do Jornal Apóstolo