PALAVRA DO PÁROCO

17/02/2021
Foto: Pascom Matriz SA - Fev2020

HIGIENIZAÇÃO E AFERIÇÃO DO CORAÇÃO

Queridos irmãos, Paz e Bem no Nosso Senhor Jesus Cristo.

Desde o início da Pandemia do Coronavírus nossa saúde física está no centro das atenções das autoridades tanto civis quanto religiosas. Nas entradas de igrejas, supermercados, escritórios públicos e particulares, higienizar a mão e aferir a temperatura do corpo tornaram-se regras obrigatórias no combate ao coronavírus. Realmente estes protocolos sanitários são importantes. Porém, a saúde física depende muito da saúde mental e espiritual para o bem-estar do ser humano.

A Santa Igreja, como mãe, nos proporciona diversos tempos litúrgicos favoráveis, e um deles é a Quaresma afim que sejamos capazes de cuidar do nosso coração interiormente. O profeta Joel no início deste tempo forte nos orienta sobre o caminho da higienização e da aferição do nosso coração. "Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o coração, com jejuns, lágrimas e gemidos, rasgai o vosso coração e não as vestes..." (Joel 2, 12-13). Irmãos, higienizar, aferir o nosso coração consiste exatamente em rasgá-lo nestes tempos atuais da Pandemia para sentirmos mais de perto a presença de Deus nas nossas vidas. Tirar mágoa, rancor, maus desejos, arrogância, aparência do coração pode tornar o nosso sistema imunológico mais forte na guerra contra a pandemia. A vacina será mais eficaz se a nossa mente, a nossa psique e a nossa vida espiritual estiverem fortes.

Enfim, precisamos mais do que nunca entender que a saúde espiritual vai junto com a saúde física. O mundo se preocupa muito com a exterioridade, esquecendo-se totalmente da importância da interioridade, da fé, da esperança da caridade. Jesus após cada cura ou milagre sempre dizia "a tua fé te salvou". A fé faz acontecer a cura. Isto é, com a fé e higienizando o nosso coração podemos vencer o mal atual. Que o nosso coração higienizado e aferido nos faça sentir a ternura de Deus Pai para cada um de nós seus filhos e filhas.

Boa Quaresma, rumo à Pascoa com o coração cheio de esperança.

Pe. Jean Dickson Saint-Claire, CS

Pároco da Igreja Matriz de Santo André