PALAVRA DO PÁROCO

30/12/2020

Queridos irmãos,

Na audiência geral do dia 24 de abril deste ano de 2020, o Papa Francisco salientou: "Não deixem que vos roubem a Esperança".

A Esperança como virtude teologal, conforme o Catecismo da Igreja Católica, é uma dádiva divina do Deus do Amor aos seus filhos e filhas, que pode ser definida como a segurança ou confiança naquilo que não se vê no mundo material. Porém, é uma espécie de "Saudade do Futuro" no mundo espiritual. Essa saudade do futuro explica-se pelo mysterium vitae (mistério da vida). No obstante as tristezas da vida ferida pela maldade do coração do homem, ele, sendo criado à semelhança e imagem de Deus, sabe que um dia se encontrará com o seu Pai na vida post mortem (depois da morte) que será melhor, repleta de glória e felicidade perfeita. É o mistério que envolve toda a nossa Esperança no nosso Deus que não mente, não engana, faz caminho conosco, está presente em todas as fases da nossa existência, pois o seu amor foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo (Cf. Romano 5,5). Não podemos desistir de Deus. Rezar sem cessar, acreditar sempre na sua intervenção quando menos a esperamos, é sinal da nossa Esperança. Pois, diante das enormes dificuldades do tempo atual, o risco de confiar a nossa vida ao homem, ao dinheiro, aos bens materiais, é grande. Por isso, precisamos ficar atentos para que a nossa Esperança não seja roubada pelas forças das trevas. E quando nossa Esperança pode ser roubada? Quando as forças do mal nos fazem questionar a ternura de Deus por nós, quando querem ocupar o lugar do criador em nossas vidas. Irmãos, acreditem no Amor, na ternura de Deus. Não deixem que as energias negativas nos afastem da fonte do amor que veio ao nosso encontro na Encarnação do Verbo feito Homem que celebramos na solenidade do Natal.

O Natal deste ano de 2020 é muito especial, pois é celebrado com muita esperança de que dias melhores virão. As lágrimas de muitas famílias que perderam seus entes queridos pela Covid 19 serão enxugadas. As crianças contagiadas pela doença serão curadas pela força da Esperança, os idosos sentirão a ternura do criador que não os abandona à mercê do mal (Cf. Apocalipse 21,4). Desejo-vos irmãos e irmãs um Feliz Natal repleto de bênçãos e saúde. Que o Menino Jesus reanime a nossa Esperança no Deus do Amor, da Paz e da Justiça.

Pe. Jean Dickson Saint-Claire

Pároco da Igreja Matriz de Santo André