REFLEXÃO BÍBLICA

09/10/2020

A MISSÃO NO EVANGELHO DE SÃO MARCOS

POR VANESSA SIRIBELI

"Então disse-lhes [Jesus]: 'Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, será condenado'" (Mc 16, 15-16). Palavras fortes e duras de Jesus ressuscitado, mas palavras que nos impulsionam a levar o evangelho a todo o mundo.

O que seria de nossas almas se os apóstolos não tivessem atendido a esse chamado? O que seria da história se os evangelistas não tivessem gravado os acontecimentos de forma a sustentar a Tradição nas páginas do novo testamento? A palavra "Evangelho" significa boa notícia, pois essa é a vontade de Deus, que levemos como missionários, impulsionados pelo Espírito Santo, o anúncio verdadeiro de Jesus, nosso Salvador!

São Marcos, discípulo e intérprete de São Pedro, pôs por escrito a narração e pregação do apóstolo e primeiro Papa. Inicialmente acreditou-se que fora escrito em Roma, mas partindo de outros indícios, acredita-se que tenha sido escrito na região Siro-Palestinense. Portanto, provável que a edição do evangelho escrito na região siro-palestinense tenha chegado até Roma. De acordo com as informações históricas do livro de Marcos, é possível sugerir que o evangelho foi composto nos anos imediatamente posteriores a 1ª guerra Romano-Judaica (70 - 74 d.C.).

No núcleo central do evangelho de Marcos, temos a seguinte pergunta: "Quem dizeis que eu sou?" (8,29). A chave para compreender a identidade de Jesus, segundo Marcos, é a CRUZ. A cruz, em Marcos, é o símbolo que se expande em sucessivas ondas e, a partir do caminho de Jesus, acaba por abraçar a vida dos doze, dos discípulos e dos leitores de todos os tempos.

A missão encontrada no evangelho de Marcos, é portanto o seguimento do Messias Crucificado. Sendo assim, cada um dos discípulos tem a tarefa de acompanhar Jesus, de entender o mistério da identidade e o mistério do Reino de Deus anunciado por ele. Segundo Marcos, ser discípulo de Cristo significa (cfr Mc: 3, 14-15): a) permanecer com Ele; b) continuar sua missão. Dessa maneira, todos nós, somos também chamados a ser discípulos missionários: aprender, compreender e disseminar o evangelho a todos.

Assim como os Apóstolos e os Santos Padres da Igreja, que foram impulsionados por Cristo, possamos nós, diante de nossas realidades e contextos, carregar também a nossa cruz dando continuidade nessa tarefa de levar a todos a verdadeira fé. Fé que professamos no credo: creio na Igreja, una, santa, católica apostólica e romana.

Una porque os seus filhos, independentemente de tempo e lugar, estão unidos entre si na mesma fé, no mesmo culto, na mesma lei e na participação dos mesmos Sacramentos, sob o mesmo chefe visível, o Romano Pontífice. ¹

Santa, porque Jesus Cristo, a sua cabeça invisível, é Santo. Santos são muitos de seus membros, santas são a sua Fé e a sua Lei, santos os seus Sacramentos, e fora dela não há, nem pode haver verdadeira santidade. ¹

Católica, que quer dizer universal, porque abrange os fiéis de todos os tempos, de todos os lugares, de todas as idades e condições, e todos os homens do mundo são chamados a fazer parte dela. ¹

Apostólica, porque remonta sem interrupção até os Apóstolos; porque crê e ensina tudo o que creram e ensinaram os Apóstolos; e porque é guiada e governada por seus legítimos sucessores. ¹

Romana, porque os quatro caracteres da unidade, santidade, catolicidade e apostolicidade são encontrados somente na Igreja que tem por chefe o Bispo de Roma, sucessor de São Pedro. ¹

E se Cristo expôs tão claramente a missão de evangelização, devemos também nós abraçar as palavras divinas para proclamar o santo Evangelho a toda criatura, unindo-nos na missão iniciada pelos primeiros cristãos e amando a todos sem distinção.

Sejamos verdadeiros missionários como proposto no evangelho de São Marcos, amando nossos irmãos, mesmo na diversidade saibamos anunciar o verdadeiro amor! Respondendo a pergunta central desse evangelho: quem dizeis que eu sou? Saibamos dizer com nossos gestos e ações: "Tú és aquele que veio para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mc 10, 45). E é isso que Deus espera de cada um de nós!

1 - Catecismo Maior de São Pio X, questões 157; 160-163; 170.