10/11/2020

CONHEÇA A HISTÓRIA DE SÃO LEÃO MAGNO

"Se somos o templo de Deus e o Espírito Santo habita em nós (1Cor 3,16), cada fiel guarda em sua alma mais do que tudo que se admira no firmamento"

SÃO LEÃO MAGNO - 10/11

No dia 10 de novembro se comemora a memória de São Leão Magno, grande Papa e doutor da santa Igreja. Recebeu o título de Magno exatamente devido à sua grandeza. É considerado um dos maiores Papas da história da Igreja, assumindo sua função com a dignidade, poder e solicitude do príncipe dos apóstolos. Nascido na Toscana no ano de 395 d.C., assumiu o pontificado em 440, tendo servido por 21 anos, morrendo em 10 de novembro de 461.

São Leão Magno é resposta da providência Divina às tormentas da época.

POR HENRIQUE SELLI DEBONE

Seu pontificado estava longe de ser algo tranquilo e pacato; foi defensor da Igreja, atuando contra grandes tribulações. A Igreja de Cristo, desde de sua fundação até os dias atuais, sempre sofreu (e sofre) com as tribulações. Por isso, Deus conta com seus Santos para defender Seu corpo místico; quanto maior a tribulação maior o Santo.

As tribulações da Santa Igreja podem ser divididas em três, sendo que destas, somente uma é exterior a Igreja e as demais são internas a ela.

A primeira tormenta, exterior, é como um adversário à redenção cristã, que ataca a igreja pelo lado de fora: o paganismo. Tipicamente, se conhece como as perseguições do mundo contra a Igreja. A segunda tormenta, interna, muito mais viva no princípio do cristianismo, pode-se dizer que foi o primeiro solavanco da Igreja, é o cristianismo judaizante. A judaização na Igreja seria toda tentativa em seu seio de desvirtuar a diferenciação essencial entre cristianismo e judaísmo. A última tormenta, também interna, é representada pelos que surgem do seio da igreja, os hereges, "saíram de nós, mas não eram dos nossos" (1 Jo 2, 19). Erros que permanecem dentro da Igreja, até que ela mesma se levante e os expulse de seu seio.

São Leão Magno, lutou fortemente contra duas dessas tormentas, contra o paganismo e contra as heresias. Na luta contra o paganismo, enfrentou as invasões bárbaras. Quando, na primavera de 452, os hunos transpuseram os Alpes, Valentiniano III, refugiado em Roma, não encontrou outra solução senão rogar ao Papa que fosse ao encontro de Átila, acampado perto de Mântua. Leão foi até ali e convenceu o feroz guerreiro a retirar-se para a outra margem do Danúbio. A lenda conta que Átila viu no céu os apóstolos Pedro e Paulo com as espadas desembainhadas em defesa do pontífice. Este repetiu a mesma tentativa três anos depois com o bárbaro Genserico, mas com menos sucesso. Os vândalos, oriundos da África, aportaram na Itália e adentraram a Cidade Eterna. O Papa foi o único a defendê-la e conseguiu que Genserico não a incendiasse nem matasse os habitantes. Em 14 dias de ocupação contentou-se em saqueá-la.

Leão também foi grande defensor da Fé, combateu as heresias dos pelagianos, dos maniqueus, dos nestorianos e sobretudo dos monofisitas, com a célebre carta dogmática endereçada ao patriarca Flaviano de Constantinopla, na qual expõe a doutrina católica das duas naturezas de Cristo em uma só pessoa. A carta, lida pelos legados romanos na assembleia conciliar de Calcedônia em 451, forneceu o sentido e as próprias fórmulas da definição dogmática e marcou época na teologia católica. Leão é o grande doutor que ensina à Igreja o mistério da encarnação, da bondade de Deus que se faz homem, plenamente homem, plenamente Deus, com uma unidade sem confusão, com uma distinção das duas naturezas, mas sem separação.

Que São Leão Magno, possa interceder por nós na luta contra as tribulações atuais, pois não sejamos ingênuos, sofremos aquilo que a Igreja já passou, porém diferente. Como manifestado por Santo Agostinho: "o novo no antigo está latente, o antigo no novo se manifesta".

Lutemos contra o paganismo, que era fortemente representado pelas perseguições romanas, invasões bárbaras e, atualmente, se apresenta nas perseguições ideológicas, como, por exemplo, as recentes igrejas profanadas no Chile ou como em Nice, na França, onde um agressor com uma faca gritando "Allahu Akbar" (Alá é Grande) decapitou uma mulher e matou outras duas pessoas em um ataque em uma igreja nesta quinta-feira, 29/10/2020.

Contra a judaização que São Pedro no primeiro concílio da Igreja, concílio de Jerusalém, colocou a discussão na época por terminada, contudo, ainda hoje, vemos resquícios do cristianismo judaizante, que seria os que propagassem imprudentemente esse equívoco: que judeus e cristãos "adoram o mesmo Deus".

E por último, lutemos contra as recentes heresias, como o modernismo, progressismo e novo humanismo, heresias que, apesar de condenadas por São Pio X, ainda "moram" e se prolongam dentro da Santa Igreja. Pois, "diríamos que, por alguma fresta misteriosa - não, não é misteriosa; por alguma fresta, a fumaça de Satanás entrou no templo de Deus." (Papa Paulo VI), tentando modificar o imutável, atualizar o que não se atualiza, tentando dessobrenaturalizar o corpo místico de Cristo, eclipsando a verdadeira Igreja.

"Toma consciência, ó cristão da tua dignidade, já que participas da natureza Divina" (Brado de São Leão Magno).

São Leão Magno, rogai por nós!

Referências:

Memória de São Leão Magno, Papa e Doutor da Igreja (Homilia Diária.1001) - Padre Paulo Ricardo - https://padrepauloricardo.org/programas/homilia-diaria.

Sáenz, Padre Alfredo - História da Santa Igreja: a barca e as tempestades. Do Nacimento da Igreja ao Islamismo. RJ: Ed. CDB, 2020.

Santo do dia, São Leão Magno (Arquidiocese de São Paulo) - https://www.arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/sao-leao-magno.

Santo do dia, São Leão Magno (Canção Nova)- https://santo.cancaonova.com/santo/sao-leao-magno-um-dos-maiores-papas-da-historia/.

BOL Notícias - https://www.bol.uol.com.br/noticias/2020/10/29/tres-morrem-e-mulher-e-decapitada-em-ataque-a-igreja-na-franca.htm