SANTO DO MÊS

05/08/2020

Santo Afonso Maria de Ligório: "Maria é o porto dos que naufragam, consolo do mundo, resgate dos cativos, alegria dos enfermos."

Nascido aos 27 de setembro de 1696, em Nápoles, na Itália, Santo Afonso Maria de Ligório tem sua memória celebrada em 01 de agosto.

Afonso Maria de Ligório nasceu em família nobre. Sua juventude foi piedosa e estudiosa tendo, já aos 17 anos, o título de doutor em Direito Civil e Direito Canônico.

Mesmo desenvolvendo uma brilhante carreira jurídica e enfrentando a oposição paterna, Afonso fez os votos para se tornar sacerdote diante do altar de Nossa Senhora.

Sua ordenação se deu em 1726, aos 30 anos.

Os primeiros anos de seu sacerdócio foram marcados pelo atendimento aos marginalizados de Nápoles. Fundou as "Capelas da Tarde" - centros dirigidos pelos próprios leigos para a oração, proclamação da Palavra de Deus, atividades sociais, educação e vida comunitária.

Em 1729, dedicou-se aos doentes na mesma cidade, devido à ocorrência de uma epidemia. Em seguida, passou a se preparar, juntamente com seus companheiros, para a evangelização nos campos, retirando-se para Santa Maria dos Montes.

No dia 9 de novembro de 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, conhecida como Redentorista. Afonso queria seguir o exemplo de Jesus Cristo, anunciando a Boa Nova aos pobres e aos mais abandonados, dedicando-se inteiramente a esta missão.

A Congregação dos Redentoristas conta, hoje, com 5.500 membros.

Bispo e Doutor da Igreja, com seu testemunho se tornou "Patrono dos Confessores e teólogos da doutrina moral".

Era músico, pintor, poeta e escritor. Usava essa sua criatividade artística e literária a serviço da missão e pedia aos que ingressavam na sua Congregação que fizessem o mesmo.

Escreveu 123 obras sobre espiritualidade e teologia, havendo 21.500 edições e tendo sido traduzidas em 72 línguas.

Destacam-se, entre a centena de obras de Santo Afonso: O Grande Meio da Oração, A Prática de Amar a Jesus Cristo, Visitas ao Santíssimo Sacramento e As Glórias de Maria, sendo esta última escrita por sua grande devoção a Maria Santíssima.

A Teologia Moral de Santo Afonso foi sua maior contribuição para a Igreja.

A obra nasceu de sua experiência pastoral, da sua habilidade em responder às questões práticas apresentadas pelos fiéis e do seu contato com os problemas do dia-a-dia.

Afonso Maria de Ligório morreu em 1º de agosto de 1787. Foi canonizado em 1839, pelo Papa Gregório XVI e declarado por Pio IX como Doutor da Igreja, em 1871.