08/10/2020

SÃO PIO DE PIETRELCINA - PADRE PIO

"O Padre Pio unia à oração também uma intensa atividade caritativa, da qual é uma extraordinária expressão: a "Casa Alívio do Sofrimento".

São Pio de Pietrelcina - 23 de setembro

Foi assim que o Papa João Paulo resumiu a vida do Padre Pio de Pietrelcina, durante a cerimônia de canonização do Santo, em 2002. Mas sua trajetória de devoção começou quando ele ainda era bem pequeno.

"A oração faz desaparecer a distância entre o homem e Deus."

POR PEDRO GIORDAN

Filho de camponeses, Francesco Forgione nasceu em 25 de maio de 1887, na cidade de Pietrelcina (pequena comuna localizada na região de Benevento), e desde pequeno mostrava-se bastante interessado nos assuntos ligados à igreja, principalmente em Nossa Senhora e Seu Filho, Jesus.

"Tenha Jesus Cristo em seu coração e todas as cruzes do mundo parecerão rosas."

Ele também era conhecido por ser uma pessoa simples e que, quando criança, rezava para seu anjo da guarda, que era o seu melhor amigo e o ajudava nas horas mais difíceis. Os anos se passaram e ele começou a acreditar que todas as pessoas deveriam rezar por seus anjinhos.

Aos 12 anos, Forgione recebeu a Primeira Comunhão e o Crisma. Três anos depois, iniciou o seu período de formação religiosa (o noviciado) na Ordo Fratrum Minorum Capuccinorum (Ordem dos Frades Menores Capuchinhos). A partir deste momento, passou a ser conhecido como "Frei Pio". Depois disso, no dia 10 de agosto de 1910, foi ordenado sacerdote.

Mas a história conta que Padre Pio conviveu, por muitos anos, com problemas de saúde e, por isso, transferiu-se para o convento de San Giovanni Rotondo, localizada na região de Puglia, Itália, em setembro de 1916. Francesco Forgione, o Padre Pio, viveu lá até o dia 23 de setembro de 1968, quando veio a falecer.

Enquanto esteve vivo, passou a maior parte do tempo dentro do confessionário, tentando ajudar as pessoas a se livrarem de seus problemas espirituais.

Beatificação e canonização

Em 1999, a Congregação reconheceu que uma mulher, que vivia em Salerno e estava muito próxima da morte, se recuperou após orações para o Padre Pio. Com isso, o sacerdote foi beatificado. Já em 2002, os cardeais da Congregação para as Causas dos Santos reconheceram que uma criança foi salva por causa dele. A cerimônia de canonização aconteceu no dia 6 de maio do mesmo ano.

Entre outros milagres por intercessão de Pio, podemos destacar dois:

• Durante a Segunda Guerra Mundial, Padre Pio rezou para que as bombas não atingissem a cidade de San Giovanni Rotondo. De acordo com relatos da época, "vários pilotos da aviação britânica e norte-americana, e de várias nacionalidades e religiões diversas que, durante a II Guerra Mundial, depois de 8 de setembro de 1943, estavam na área de Bari para cumprir missões em território italiano, foram testemunhas de um fato fora do normal. No cumprimento de suas obrigações, alguns aviadores passaram pela região de Gargano, perto de San Giovanni Rotondo, e viram um 'monge' no céu que lhes proibia lançar bombas no local.";
  • Um outro milagre ocorreu no Brasil: em 2017, uma mãe que vivia na cidade de Corbélia, no Paraná, recorreu ao Santo para que o mesmo salvasse seu filho, Lázaro, de um câncer, sendo, por sua intercessão, atendida.

Que, pela proteção de nossos Anjos da Guarda e pela intercessão de São Pio de Pietrelcina, sigamos com fé e fidelidade a Deus nossa caminhada terrena, para um dia alcançarmos a morada eterna.

São Pio de Pietrelcina, rogai por nós.