SANTO DO MÊS

28/01/2021

CONHEÇA A HISTÓRIA DE SÃO BRÁS

Especialmente no dia 3 de fevereiro, com duas velas cruzadas sobre a garganta, os fiéis recebem a benção de São Brás.

POR MARILISA E LUIZ EDUARDO

São Brás nasceu na cidade de Sebaste (Armênia). Era um médico bom, curava tanto as doenças quanto os males da alma. Tinha grande compaixão pelos mais necessitados e atendia a todos sem distinção .

Apesar disso, questionava-se sobre sua profissão, pois queria servir a Deus, estar mais próximo d'Ele. Assim, decidiu que precisava retirar-se; tornou-se um eremita, vivendo no Monte Argeu por muitos anos, em constante oração e penitência.

Sua fama se espalhou por toda a Capadócia, a ponto da população de Sebaste ir buscá-lo, pedindo que ele se tornasse padre e cuidasse do povo de Deus quando o bispo local faleceu. Ele aceitou e foi morar na cidade; estudou, ordenou-se padre e, não muito tempo depois, tornou-se bispo. Construiu uma casa para abrigar a Diocese aos pés da gruta, em que ele morou e dali comandou a igreja.

São Brás viveu numa época e região em que a Igreja foi duramente perseguida pelo prefeito de Sebaste, chamado Agricola, e pelo imperador do Oriente, Licínio, que era cunhado do imperador do Ocidente, Constantino, que havia deixado de perseguir os cristãos. Diante desse contexto, por motivos políticos e ódio, Licínio e Agricola, ao saberem da fama de santidade do bispo São Brás, resolveram prendê-lo e assim fizeram, sem que ele demonstrasse qualquer resistência.

Agricola ordenava que São Brás renunciasse a Jesus Cristo e à Igreja, e adorasse os seus deuses. São Brás respondeu que nunca deixaria de adorar a Deus e a Jesus Cristo. Disse, ainda, que a Igreja jamais acabaria porque era guiada pelo Espírito Santo. Por várias vezes, o Prefeito chamou-o para tentar fazê-lo mudar de opinião, mas ele nunca cedeu. Até que o governador enfurecido mandou decapitá-lo. Foi morto em 3 de fevereiro de 316, tendo sua garganta cortada pela espada. Até 732, o corpo e as relíquias de São Brás ficaram na catedral de Sebaste, na Armênia. Depois, quando seriam levadas para Roma, uma tempestade conduziu o barco até a cidade de Maratea, em Potenza, onde os moradores fizeram uma Igreja e posteriormente a Basílica de São Brás, mudando o nome do local para "Monte São Brás".

Enquanto esteve preso, muitas pessoas visitavam o Santo na prisão para pedir orações. São Brás, apesar do sofrimento das torturas, atendia a todos com conselhos e orações. Um dia, uma mãe desesperada procurou-o porque seu filho estava quase morrendo engasgado. São Brás olhou para o céu, rezou e, em seguida, fez o sinal da cruz na garganta do menino. No mesmo instante, milagrosamente foi curado. Por esse milagre, até os dias de hoje, São Brás é invocado para curar os males da garganta.

Quando uma criança ou qualquer pessoa se engasga, a invocação direta ao Santo logo é rezada: "São Brás te proteja." Ou simplesmente: "São Brás."

Especialmente no dia 3 de fevereiro, com duas velas cruzadas sobre a garganta, os fiéis recebem a benção de São Brás: "Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém."

Oração a São Brás: "Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expiar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores a Deus. Amém".