03/01/2021

CONHEÇA A HISTÓRIA DE DOM BOSCO

"Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado".

DOM BOSCO - 31/01

Fundador da Congregação Salesiana, Giovanni Melchior Bosco nasceu na Itália, aos 16 de agosto de 1815, em Castelnuovo d'Asti, próximo a Turim.

“Dai-me as almas, ficai com o resto”

POR CECÍLIA SARINHO

João Bosco ficou órfão de pai aos 02 anos, ficando sua mãe responsável pelos cuidados de três filhos. Margherita teve forte e importante papel na formação e na personalidade de seu filho, sendo uma das primeiras defensoras de seus ideais.

Aos 09 anos de idade, Bosco teve o primeiro de vários sonhos proféticos que teria em sua vida e que viriam influenciá-lo em seu trabalho. Nesse sonho, ele se via em meio a meninos desordeiros. Diante da situação, tentava contê-los com violência. Mas Nossa Senhora e Jesus lhe apareciam no sonho, indicando o caminho correto:

"Não com pancadas, João, mas com mansidão e doçura".

João Bosco considerou o sonho fundamental para que ele pudesse compreender que a educação passava pela confiança, amor e carinho, e tal ideia acompanhou-o pela vida toda.

Para que pudesse atrair garotos de sua idade à prática de oração e princípios evangélicos, Bosco usava habilidades que tinha como mágico e malabarista, ainda criança.

Ingressou no seminário de Chieti aos 20 anos de idade, sendo ordenado sacerdote 06 anos mais tarde.

O lema escolhido para sua vida religiosa foi Da mihi animas cetera tolle ("Dai-me as almas, ficai com o resto").

Foi um homem à frente do seu tempo e logo percebeu ser melhor "prevenir do que reprimir".

Optou realizar um trabalho intenso junto a crianças e jovens, particularmente aqueles mais sofridos, encarcerados ou os que viviam pelas ruas de Turim. Bosco acreditava que eles poderiam ser protagonistas de suas próprias histórias.

Como medida prática, criou a proposta do Oratório - espaço no qual crianças e jovens poderiam brincar, aprender um ofício e seguir o caminho do bem, através da religião, chegando a ter 80 jovens acolhidos. Ele percebeu, desde logo, que criança e adolescente não eram "pequenos adultos", como comumente eram tratados, mas pessoas que precisariam de proteção e que fossem enxergados em sua totalidade.

Compreendeu, sempre de forma inovadora, que o papel do educador é de colaborador fundamental no processo de construção do futuro das crianças.

João Bosco passa, então, a desenvolver um trabalho contínuo e cada vez maior, buscando a formação de jovens.

Em 1847, reúne os jovens em um internato-escola. Em 1853, cria uma escola profissional, com oficinas de alfaiate, marcenaria, mecânica e tipografia.

Em 1859, Bosco forma a primeira turma de jovens educadores, que dará origem à "Congregação Salesiana".

Em 1861, o trabalho iniciado com os jovens torna-se 10 vezes maior, quando o Oratório de Valdocco vai reubir cerca de 800 jovens.

Em 1863, com a supervisão do padre Domingos Pestarino, que havia se associado aos salesianos, e com o apoio de Dom Bosco é organizada uma congregação religiosa com o nome de "Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora", acolhendo meninas.

Em 1876, Dom Bosco criou a "Associação dos Cooperados Salesianos", à qual deu um regulamento específico com o objetivo de fazer o bem em defesa dos bons costumes e a serviço da sociedade civil.

A vida de João Bosco não foi simples, tendo ele enfrentado toda sorte de dificuldades, inclusive financeiras. Mas cada uma delas foi superada com a certeza de que seus caminhos seriam guiados por Nossa Senhora.

Dom Bosco, inclusive, construiu em Turim a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora.

Fundou, ainda, 59 casas salesianas em seis países.

Dom Bosco criou um método pedagógico, o qual se baseia na participação do mestre na vida do aluno. O objetivo maior é manter juntos educando e educador, ao invés de centrar-se em um plano de normas pedagógicas.

Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888. Seu corpo encontra-se na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, Itália. Foi beatificado em 1929 e canonizado em 1º de abril de 1934.

No centenário de sua morte, em dia 31 de janeiro de 1888, João Paulo II declarou-o Pai e Mestre da juventude.

No Brasil, a obra instituída por Dom Bosco teve início em 1883, com a fundação do Colégio Salesiano Santa Rosa, de Niterói no Rio de Janeiro.