10/12/2020

CONHEÇA A HISTÓRIA DE SÃO SILVESTRE

O Papa "confessor da fé"

SÃO SILVESTRE - 31/12

Todos os anos, milhares de corredores profissionais e amadores se reúnem no último dia do ano para disputar a tradicional "Corrida Internacional de São Silvestre". Essa competição é disputada aqui no Brasil e na Espanha. Curiosamente, ela é disputada no mesmo dia em que a Igreja Católica celebra o Dia de São Silvestre.

Mas quem foi São Silvestre?

POR PEDRO GIORDAN

Silvestre I nasceu na cidade de Roma, capital da Itália. Segundo historiadores, ele era de uma família rica e, quando ainda era apenas um jovem, já praticava boas ações ao alimentar e abrigar peregrinos que viajavam até a cidade.

Ele foi artífice da passagem da Roma pagã para a Roma cristã e aquele que presenciou à construção das grandes Basílicas, por obra de Constantino.

Entre 314 e 355 d. C, o mesmo governou a Igreja Católica Apostólica Romana. Durante esse período, o papa Silvestre I realizou um feito que mudaria a vida não só de uma das personalidades mais importantes da história, mas também de todos os cristãos. No ano 325 d.C., o Imperador Constantino teve uma grave doença. Após receber um "sinal de Deus", resolveu se encontrar com São Silvestre, que o batizou e o ensinou a palavra de Deus.

Isso fez com que Constantino I adotasse o Cristianismo como a religião oficial do Império Romano. E isso foi muito importante, visto que antes do líder ser convertido, havia muitos conflitos entre seguidores do cristianismo e do paganismos.

Outro fato importante que aconteceu neste período foi a construção da Antiga Basílica de São Pedro, local onde fica a atual Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Papa "confessor da fé"

Não se sabe se Silvestre participou das negociações sobre os Donatistas de Arles e o Arianismo, no primeiro Concílio Ecumênico da história, ocorrido em Niceia, no ano 325. Segundo alguns, ele nem teve a possibilidade de intervir. Entretanto, ele deve ter gozado de grande impacto entre seus contemporâneos, tanto que, ao morrer foi honrado, publicamente, com o título de "Confessor". Aliás, ele foi um dos primeiros a receber este título, atribuído, a partir do século IV, a quem tivesse transcorrido uma vida sacrificada por Cristo, mesmo sem martírio.

Além do mais, este Papa, sem dúvida, contribuiu para a evolução da Liturgia. Durante o seu Pontificado, provavelmente, foi escrito o primeiro Martirológio Romano. O nome de Silvestre é ligado também à criação da Escola romana de Canto.

São Silvestre faleceu no dia 31 de dezembro de 335 d.C. e foi o primeiro papa canonizado sem sofrer o martírio.

Corrida de São Silvestre

Aqui no Brasil, ela começou a ser realizada no dia 31 de dezembro de 1925. A ideia surgiu após o jornalista Cásper Líbero assistir a uma corrida pelas ruas de Paris. O nome foi escolhido para homenagear o antigo papa.