VOZ DAS PASTORAIS

11/11/2020

PASTORAL DA CRISMA: Juntamente com o batismo e a eucaristia, a Crisma, constitui o conjunto dos "sacramentos da iniciação cristã".

POR PASTORAL DA CRISMA

VEM ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

Antes de iniciar esta matéria é necessário explicar o sentido desse sinal sacramental.

Este sacramento tem fundamental importância na vida dos jovens que a partir dos 14 anos podem recebê-lo por livre e espontânea vontade. A Crisma é a confirmação do Batismo e torna o jovem instrumento de Deus na pregação da vida cristã ao próximo e testemunho de fé na comunidade.

Com tanta importância, a igreja determina que os jovens preparem-se para receber este sacramento através de encontros, no qual os catequistas passarão ensinamentos da nossa fé católica, preparando-os para a vida cristã adulta.

Todo sacramento é sinal da revelação de Deus! No rito deste sacramento, convém considerar o sinal da unção e o que essa unção designa e imprime: o selo espiritual. (CIC 1293).

Por esta unção, o confirmando recebe «a marca», o selo do Espírito Santo (CIC 1295).

O próprio Cristo se declara marcado com o selo do Pai. O cristão também está marcado com um selo: «Foi Deus que nos concedeu a unção, nos marcou também com o seu selo e depôs as arras do Espírito em nossos corações» (2 Cor 1, 21-22) (118). Este selo do Espírito Santo marca a pertença total a Cristo, a entrega para sempre ao seu serviço, mas também a promessa da proteção divina na grande prova escatológica (CIC 1296)

Desta forma criou-se métodos de preparação com encontros de forma dinâmica e não mais na forma de escola aonde o professor ensina e os alunos aprendem, os encontros devem ser de forma que todos os envolvidos participem simultaneamente, para que possam aprender juntos os ensinamentos de Deus.

Como são realizados os encontros em nossa paróquia?

Os encontros são realizados de forma dinâmica: com leituras da Bíblia, apresentação de palestras sobre os sacramentos, mandamentos e doutrinas da igreja. Nossos catequistas, são voluntários, pessoas normais, que se dedicam em transmitir ao próximo aquilo que aprenderam, por amor e doação.

E como nos adaptamos diante do momento atual? A pandemia veio sem avisar ninguém e causou todo este isolamento social que também nos atingiu, no início achávamos que seria passageiro e logo tudo voltaria ao normal, mas como todos nós percebemos, não foi bem assim.

Diante da situação atual, não poderíamos parar e deixar perder toda a preparação que vinha acontecendo até então, quinze dias depois do início do isolamento determinados pelo governo, decidimos continuar os encontros de forma virtual, através de links que foram disponibilizados pelas diversas ferramentas como: Spike, Live e Google meet.

Iniciamos nossos encontros virtuais reagrupando os crismandos e dando continuidade na preparação para a Crisma de modo à prepará-los para o dia da celebração, que será definida pelo Bispo partir de fevereiro de 2021.

Os encontros continuam sendo realizados aos sábados (online) com a participação dos catequistas, crismando e pessoas convidadas para falar sobre um dos assuntos descrito no cronograma de preparação, ou algum tema de interesse dos jovens. Tivemos a participação do grupo de jovens "Impacto pela Fê" falando sobre comunidade na juventude, os seminaristas Rosalino e Max que falaram sobre vocação religiosa, Unção dos enfermos, Ordem, entre outros.

Tivemos durante este período, a preparação em paralelo de quarto jovens que não tinham recebido o sacramento da eucaristia e puderam receber a sagrada comunhão!

Hoje, terminamos todo o conteúdo de preparação para o Crisma, mas mantemos encontros quinzenais para falar sobre assuntos relacionado à juventude, participamos da tarde do pastel promovida pela Igreja Matriz, aos sábados após a missa das 16h, como gesto concreto de doação à vida comunitária da nossa igreja.

Temos hoje, 21 jovens se preparando para receber a Crisma. Contamos com 9 catequistas, sendo 3 jovens e 6 adultos na preparação dos encontros, de modo à não desanimar os crismando e nem dispersá-los enquanto esperam o agendamento da data da celebração do Crisma.

Venha ser um catequista de Crisma!

Convide os jovens a receber esse sinal de Deus em suas vidas!