ORIENTAÇÕES - BATISMO DE CRIANÇAS

Pode haver um só padrinho ou uma só madrinha ou um casal de padrinhos.

O padrinho deve ser católico, batizado, crismado, ter feito a primeira comunhão e ser fiel aos preceitos da Igreja. Deve ter no mínimo 16 anos completos e maturidade suficiente. É preciso, contudo, ter presente que toda iniciação cristã é caminho de conversão que há de ser realizado com a ajuda de Deus, dentro da comunidade cristã. (cf. Diretório Diocesano dos Sacramentos nº 26).

CATEQUESE COM PAIS E PADRINHOS - BATISMO

PREPARAÇÕES e BATIZADOS:

As Celebrações de Batismo serão retomadas em outubro/2020

E serão realizadas dentro das normas diocesanas decretadas por D. Pedro Carlos Cipollini.
Saiba mais contatando
a secretaria paroquial

Pais ou responsáveis pela criança que será batizada na Matriz:

Comparecer na secretaria paroquialpara fazer a inscrição da criança (de até 8 anos).

-Trazer uma xerox da certidão de nascimento da criança e xerox do RG do(s) padrinho(s), pois os batizados serão registrados no livro de batismo da Paróquia, de acordo com os documentos. (cf. Diretório dos Sacramentos nº 52).
Pais e padrinhos que já fizeram a preparação para o Batismo, em outra Paróquia, no prazo inferior a dois anos, devem trazer xerox do certificado de participação na secretaria, no momento da inscrição.
-Informar o endereço completo dos pais e padrinhos e confirmar se receberam os sacramentos do Batismo, 1ª Comunhão e Crisma e pagar a espórtula.
Em decorrência da pandemia do covid-19; Pais e padrinhos deverão participar de um encontro Preparatório para o Batismo, online pelo google meet, das 16hs às 18hs conforme datas previstas na secretaria.

Caso um dos pais ou padrinhos faltar em um dos encontros deverá fazer o encontro que perdeu em outra data de acordo com a agenda, antes do batizado da criança.

Somente participarão dos encontros preparatórios os pais e padrinhos que forem batizar as crianças na Paróquia Matriz de Santo André.

O Batismo é o primeiro Sacramento que a pessoa recebe, é o início de sua Vida Cristã e condição para se receber os demais Sacramentos porque é a porta de entrada na Igreja. O Batismo é necessário para nossa salvação; por ele recebemos o dom da fé. O Batismo nos liberta do pecado; nos torna filhos de Deus e membros da Igreja. A vida divina que recebemos no Batismo, cresce e produz frutos, quando assumimos o compromisso de seguir Jesus Cristo, no serviço, especialmente aos mais pobres, na abertura ao diálogo, na preocupação constante de anunciar a Boa Nova do Reino de Deus e de testemunhar a todos a comunhão. Os catequistas do Batismo acolhem os pais e padrinhos preparando-os para vivenciarem a Celebração do Batismo dos seus filhos e afilhados, como sendo o início da sua vida de fé e inserção na comunidade eclesial. É um momento propício para reintegrar os casais afastados e não evangelizados para participarem da nossa comunidade.

Coordenação: Carlos e Eliane