ORIENTAÇÕES
BATISMO DE CRIANÇAS

Pode haver um só padrinho ou uma só madrinha ou um casal de padrinhos (Diretório Diocesano dos Sacramentos 39).

Os padrinhos devem ser católicos,  batizadosterem feito a primeira comunhãocrismados,  e serem fieis aos preceitos da Igreja. Devem ter no mínimo 16 anos completos e maturidade suficiente. É preciso, contudo, ter presente que toda iniciação cristã é caminho de conversão que há de ser realizado com a ajuda de Deus, dentro da comunidade cristã. (cf. Diretório Diocesano dos Sacramentos nº 42).

CATEQUESE COM PAIS E PADRINHOS
BATISMO DE CRIANÇAS

Crianças com idade de até 8 anos que serão batizadas na Matriz:

Pais ou responsáveis pela Criança deverão comparecer no plantão de inscrições às quartas feiras das 19:30 às 21 hs ou às quintas feiras das 15 às 17 hs para preencherem a ficha de inscrição.

Trazer para inscrição (Todos Xerox) para serem
registrados no livro de batismo da Paróquia, de acordo com os documentos (cf. Diretório dos Sacramentos nº 43):

- Certidão de nascimento da criança com CPF;
- RG dos pais e dos padrinhos, com CPF;
- Informar se receberam os sacramentos: Batismo, 1ª Comunhão e Crisma;
- Lembrança ou certificado da Crisma dos pais e dos padrinhos, constando a Paróquia e a
Diocese em que foram crismados(as).
- Comprovante de endereço dos pais e dos padrinhos, CEP e telefone (Zap);
- Certificado de preparação, caso os pais e/ou padrinhos já tenham feito em outra Paróquia, dentro da validade de dois anos;
- Efetuar o pagamento da espórtula no ato da inscrição através de PIX

CNPJ: 57.591.349/0010-53 da Igreja no vlr 122,00

Os encontros de preparação com pais e padrinhos são realizados presencialmente e o uso da máscara é opcional; data de acordo com a agenda; aos sábados das 16 às 18:30 hs, no Centro Comunitário Pe. Capra.

Caso um dos pais ou padrinhos faltar em um dos encontros deverá fazer o encontro que perdeu em outra data de acordo com a agenda, antes do batizado da criança.

Somente participarão dos encontros preparatórios os pais e padrinhos que forem batizar as crianças na Paróquia Matriz de Santo André.

O Batismo é o primeiro Sacramento que a pessoa recebe, é o início de sua Vida Cristã e condição para se receber os demais Sacramentos porque é a porta de entrada na Igreja. O Batismo é necessário para nossa salvação; por ele recebemos o dom da fé. O Batismo nos liberta do pecado; nos torna filhos de Deus e membros da Igreja. A vida divina que recebemos no Batismo, cresce e produz frutos, quando assumimos o compromisso de seguir Jesus Cristo, no serviço, especialmente aos mais pobres, na abertura ao diálogo, na preocupação constante de anunciar a Boa Nova do Reino de Deus e de testemunhar a todos a comunhão. Os catequistas do Batismo acolhem os pais e padrinhos preparando-os para vivenciarem a Celebração do Batismo dos seus filhos e afilhados, como sendo o início da sua vida de fé e inserção na comunidade eclesial. É um momento propício para reintegrar os casais afastados e não evangelizados para participarem da nossa comunidade.