ORIENTAÇÕES
BATISMO DE CRIANÇAS de até 8 anos

(Crianças com 9 anos deverão participar da Catequese)

Pode haver um só padrinho ou uma só madrinha ou um casal de padrinhos (Diretório Diocesano dos Sacramentos 39). 

Os padrinhos devem ser batizados, católicos, ter no mínimo 16 anos.  Recomenda-se que tenham recebido a 1ª Comunhão e sejam crismados.  

É preciso, contudo, ter presente que toda iniciação cristã é caminho de conversão que há de ser realizado com a ajuda de Deus, dentro da comunidade cristã. 

CATEQUESE COM PAIS E PADRINHOS
BATISMO DE CRIANÇAS

As Celebrações de Batismo e os encontros de preparação com pais e padrinhos serão realizados de acordo com a agenda disponível na secretaria paroquial.

O encontro de preparação com pais e padrinhos é presencial,  aos sábados das 16 às 18:30 hs, no Centro de Pastoral Pe. Capra.

Pais ou responsáveis pela Criança deverão comparecer no plantão de inscrições às quartas feiras das 19:30 às 21 hs ou às quintas feiras das 15 às 17 hs para preencherem a ficha de inscrição. 

Trazer para inscrição (Todos Xerox) para serem 
registrados no livro de batismo da Paróquia, de acordo com os documentos (cf. Diretório dos Sacramentos nº 43):

- Certidão de nascimento da criança com CPF;
- RG dos pais e dos padrinhos, com CPF;
- Certidão de Batismo dos padrinhos

- Certificado de preparação, caso os pais e/ou padrinhos já tenham feito em outra Paróquia, dentro da validade de dois anos;

 -Informar o endereço dos pais e dos padrinhos, CEP e telefone (Zap); e se receberam os sacramentos: Batismo, 1ª Comunhão e Crisma;

- Efetuar o pagamento da espórtula no ato da inscrição através de PIX ou diretamente na secretaria paroquial 

Caso um dos pais ou padrinhos faltar no encontro deverá fazer o encontro que perdeu em outra data de acordo com a agenda, antes do batizado da criança. 

O Batismo é o primeiro Sacramento que a pessoa recebe, é o início de sua Vida Cristã e condição para se receber os demais Sacramentos porque é a porta de entrada na Igreja. 

 Os catequistas do Batismo acolhem os pais e padrinhos preparando-os para vivenciarem a Celebração do Batismo dos seus filhos e afilhados, como sendo o início da sua vida de fé e inserção na comunidade eclesial.