CATEQUESE COM ADULTOS

Pensar a Iniciação à Vida cristã com adultos, é uma prioridade na vida e missão da Igreja. Diante da mudança de época, aumenta cada vez mais o número de adultos que não passaram pelos processos de Iniciação. É urgente que nossas comunidades criem um plano de evangelização com adultos contemplando os anseios próprios desta fase da vida.

" O adulto busca a Iniciação a Vida Cristã, procurando o sentido da vida, do mundo, da morte, que não encontra em si e nas propostas do mundo. A Iniciação à Vida Cristã, requer o envolvimento e a responsabilidade de toda comunidade de fé. Sobre eles exerce grande influência positiva o testemunho da participação da comunidade nos ritos e nas celebrações que realizam a experiência de Deus, iniciada na escuta da Palavra." ( CNBB, Doc. 107 n. 2015)

No Itinerário de Iniciação à Vida Cristã com adultos, entendemos que a catequese é um momento oportuno para compartilhar a vida, pois a experiência de fé não se faz fora da vida, mas dentro da vida. Desta forma, propomos um caminho marcado pela experiência do encontro com Jesus Cristo que se dá na meditação da Palavra, na vivência litúrgica, na vida em comunidade e nas dimensões humano afetivas.

Esta experiência se transforma em testemunho de fé, ou seja, em gestos de discípulo missionário de Jesus Cristo na vida e missão da Igreja.

Pe. Jordélio Siles Ledo
Coautor da coleção "Itinerário Catequético" da Scala Editora - Goiânia-GO