PASTORAL DA MÚSICA LITÚRGICA

Disse Santo Agostinho: "Cantar é rezar duas vezes".

A Pastoral da Música na Igreja Católica tem como principal missão animar e sustentar a liturgia por meio do canto e da música. Dentre as missões são essas:

  • Servir à Liturgia: A música não é um "acréscimo" à celebração, mas parte integrante da liturgia. A função principal da pastoral é ajudar os fiéis a rezar melhor, elevando o espírito por meio do canto.

  • Evangelizar pela música: A música também é um instrumento de evangelização. Ela comunica a fé, toca os corações e transmite a Palavra de Deus de maneira viva e acessível.
  • Promover a participação ativa da comunidade: O canto comunitário ajuda a integrar todos na celebração. A pastoral tem o papel de escolher músicas apropriadas e acessíveis para que toda a assembleia possa cantar junto.
  • Formar musical e liturgicamente os membros: Quem atua na música litúrgica precisa conhecer tanto aspectos musicais quanto o sentido da liturgia. A pastoral busca formar seus membros para que cantem com técnica, mas também com espiritualidade.
  • Valorizar a música litúrgica adequada: A pastoral deve escolher músicas que estejam de acordo com o tempo litúrgico, o tipo de celebração e os documentos da Igreja — sempre priorizando a oração e o sentido da fé.

Quem pode participar?

Cantores(as) e instrumentistas com experiência.

Pessoas com vontade de aprender e colocar seus dons a serviço da Igreja.

Como participar?

Se deseja fazer parte dessa missão e contribuir com seus talentos, entre em contato conosco!

Deixe seu contato com a secretaria paroquial ou procure um dos nossos coordenadores após as celebrações.

Uma mensagem a você que deseja participar da nossa Pastoral.

É com muita alegria que acolhemos você, que sente no coração o desejo de servir a Deus através da música. Aqui, mais do que cantar ou tocar, somos chamados a evangelizar, a rezar cantando, a conduzir a comunidade a um verdadeiro encontro com o Senhor.

Seu dom é um presente de Deus e, colocado a serviço da liturgia, se torna instrumento de amor, comunhão e fé. Que você tenha um coração disponível e aberto para servir com alegria e humildade.

Juntos, vamos crescer na música, na espiritualidade e na missão. Que o Espírito Santo nos inspire, nos fortaleça e nos una neste lindo ministério.

Você é muito bem-vindo entre nós!